PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 67 visitantes e Nenhum membro online

CEFEP e Formação em Brasília

Dez pessoas representam o Regional Sul 1 no VI Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, promovido pelo CEFEP (Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara). A parte presencial do curso aconteceu de 17 à 29 de janeiro, no Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM). A formação segue agora a distância, pela PUC-Rio (Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro).

O curso, que é referência da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), tem duração de dois anos. Dentre as disciplinas trabalhadas estão Leitura da Relação Fé e Política na Bíblia e nos padres da igreja primitiva; Ensino Social da Igreja; História da Política e da Economia e as grandes etapas do capitalismo; Formação Social, Econômica, Política e Cultural do Brasil e outras mais.

Também estiveram presentes no local do curso, além do Pe. José Ernanne Pinheiro e Antônio José de Aguiar que atuam na organização, o bispo e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen e o Presidente da CNBB dom Sergio da Rocha.

Os participantes do estado de São Paulo são das cidades de São José dos Campos, São Paulo, Mauá, Campinas, Santa Bárbara do Oeste e Salto. Em julho, o grupo do regional se reúne, na capital Paulista, para mais um momento de aula presencial.

Da Diocese de Jundiaí, Dolaine Coimbra concluiu o curso em 2015. E nesta turma (2016/2017), participa o coordenador diocesano da Pastoral Fé e Política, Claudinho Nascimento.

 

cefep

 

Fonte: Pastoral Fé e Política de Jundiaí. Divulgação

 

 

Seleções PFP ASP

Seleções da PFP ASP
Textos selecionados pelos membros e colaboradores da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, com temáticas e autores variados. Para qualquer crítica ou sugestão, fale conosco por meio de nosso formulário de contato.