PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 99 visitantes e Nenhum membro online

Waldemar Rossi

2015, um Ano Amargo para o Povo Trabalhador

Assim, apesar das muitas evidências de que o ano seria duro, o trabalhador que ainda estava no emprego tinha esperanças de que 2015 seria menos ruim que os anteriores. Por outro lado, aquele que já estava desempregado alimentava ao menos a esperança de conseguir um bom emprego com salário que desse para “remediar” as dificuldades rotineiras de uma casa de quem vive do seu ganha-pão.

Leia mais...

Manter as Esperanças, sem Tirar os Pés do Chão

Se o ano de 2015 foi amargo para o povo trabalhador, nada indica que, do ponto de vista das políticas públicas e da economia, teremos um 2016 menos negativo. Se não, vejamos: a pressão política e popular fez com que o então ministro da Fazenda, Joaquim Levy – representante do sistema financeiro – fosse demitido e, em seu lugar fosse empossado, ainda em 2015, Nelson Barbosa. De início, ficava a impressão de que a política econômica mudaria de rumos, para melhor.

Leia mais...

Mémoria dos Mártires da Caminhada

Bom trabalho do Altemeyer. Vale a pena salvar e usar de vez em quando para refrescar a memória dos mais antigos e despertar a consciência das novas gerações. Pois o Reino ainda está em construção.. Não deixem de abrir o anexo e tomar conhecimento. Liz e companheiros/as todos/as nesta nossa peregrinação rumo ao Reino seguindo Jesus.

Leia mais...

Capital, Mídia, Governo e Sindicatos Contra Direitos dos Trabalhadores

Em artigo de minha autoria, publicado pelo Correio no dia 25 de janeiro, tive a ocasião de mostrar, através de várias fontes, a falácia do “Rombo da Previdência”. Pude mostrar que o tal “rombo” nada mais é que a soma das sonegações reconhecidas oficialmente, mas não cobradas, com as sonegações não declaradas e com a oficialização da sonegação através dos incentivos fiscais às grandes empresas, principalmente às montadoras.

Leia mais...

Brasil, um Caminho para o Abismo. Sem Volta?

Dados oficiais revelam que o país caminha a passos largos para o abismo total no campo da economia e do social. Depois de longos anos afirmando que o Brasil estava no caminho certo, Guido Mantega, Ministro da Fazenda, vem se desdobrando para explicar ao povo que, de fato, o país não estava no caminho que deveria ter seguido.

Leia mais...

Perspectivas para o Ano da Copa e das Eleições Gerais

Ao que tudo indica, a chegada do novo ano deverá nos trazer algumas surpresas agradáveis e muitas nem tanto. O que realmente pode interessar ao povo trabalhador (ou seja, para a imensa maioria dos brasileiros) se não as políticas públicas nas áreas da economia e do social? Pois todos sabemos que elas dizem respeito à qualidade de vida de todos nós.

Leia mais...

Alta temperatura em 2013

O aquecimento das lutas sociais de 2012 prenunciava a chegada muito em breve de um forte momento de agitação social, e isso realmente aconteceu no fim do outono e início de inverno em 2013, tornando-o muito mais “quente”. Vários fatores contribuíram para esse “aquecimento apesar do tempo mais frio que no ano anterior.

Leia mais...

Eleições para o Conselho Participativo: uma Farsa com Verniz Democrático

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou lei que cria os Conselhos Participativos em todas as 32 subprefeituras do município. Publicação oficial no site do Conselho Participativo, estabelece que “o Conselho Participativo Municipal é um organismo autônomo da sociedade civil (*), reconhecido pelo Poder Municipal como espaço consultivo e de representação da sociedade nas 32 subprefeituras da cidade”.

Leia mais...

A Resistência Operária entre 1968 e 1990

Os operários, em particular os metalúrgicos, deram enorme contribuição para a produção das riquezas na cidade de São Paulo e participaram diretamente na edificação da própria cidade (indicar o capitulo específico.). Mas não apenas isso. Esses “operadores de máquinas” contribuíram para a organização e tiveram participação direta no movimento popular, no movimento sindical e na vida politica da capital paulista, como veremos a seguir.

Leia mais...

Mobilização das Novas Gerações: Sinais dos Tempos?

Jesus, diante de uma das muitas armadilhas dos seus inimigos, advertiu que é necessário perceber “os sinais dos tempos” para entender o momento das mudanças estruturais (Mt 6, 1-5 e Mc 13, 28-29) . Da mesma forma, ao sair do Templo, adverte seus discípulos de que aquela bela construção será arrasada e “não ficará pedra sobre pedra” (Mt 24, 1-2 e Lc 19, 41-44). Ao profetizar sobre a devastação do Templo, Jesus não estava falando apenas de uma edificação.

Leia mais...

Waldemar Rossi

Waldemar Rossi foi coordenador da Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo, membro da Pastoral Fé e Política da Região Episcopal Belém (ASP) e metalúrgico. Também trabalhou no campo como "boia-fria" e na construção civil. Atuando desde sua juventude nos movimentos pastorais católicos, já em 1960 foi coordenador da Juventude Operária Católica (JOC/Sul). Fez parte da Comissão de Justiça e Paz, atuou como sindicalista, foi Administrador Regional (Adm. Erundina/Mooca)e assessor parlamentar. Waldemar Rossi faleceu no dia 4 de maio de 2016, aos 83 anos.