PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 40 visitantes e Nenhum membro online

Filipe B. Thomaz

Desenvolvimento Sustentável

Frequentemente, interesses econômicos tem sido o motivo de muitas agressões ao meio ambiente. Isso é um problema grave que pode trazer consequências desastrosas principalmente para os mais pobres. Preocupada com a situação, a Igreja promoveu, em 2011 a Campanha da Fraternidade com o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e o lema "A criação geme em dores de parto".

Leia mais...

Transparência nas Cidades da Copa de 2014

Infelizmente, no Brasil, não temos o hábito de acompanhar as decisões do governo. Essa negligência acaba favorecendo o uso do dinheiro público para atender a interesses particulares. Todos nós precisamos entender a importância de cobrarmos dos governantes atitudes voltadas para o bem comum. A Igreja tem o importante papel de mostrar à sociedade que juntos podemos construir um mundo mais justo.

Leia mais...

Fraternidade e Educação

Pensando nisso, a Igreja promoveu, em 1982,  a Campanha da Fraternidade  com o tema "Educação e Fraternidade" e o lema "A verdade vos libertará"; em 1998, o tema foi "Fraternidade e Educação" e o lema "A Serviço da Vida e da Esperança". Podemos ver publicado pela Rede Nossa São Paulo uma ótima notícia sobre a mobilização da sociedade civil tendo em vista o bem comum no artigo: Nasce um Movimento pela Educação de Helena Singer (socióloga com pós-doutorado em Educação e diretora pedagógica da Associação Cidade Escola Aprendiz).

Leia mais...

Fraternidade e Violência

Em muitas cidades do Brasil, a violência vem assumindo proporções alarmantes. Esta está intimamente relacionada a diversos outros problemas sociais, de forma que se torna quase impossível combatê-la de maneira eficaz sem que seja abordada em conjunto com muitas outras questões. Podemos ver, publicado pela Rede Nossa São Paulo, um ótimo artigo sobre o assunto.

Leia mais...

Fraternidade e Política

Um problema grave e, infelizmente, muito presente no Brasil é a corrupção, que direta ou indiretamente, prejudica todos nós. Podemos ver publicado no site www.adital.com.br  um excelente artigo sobre o assunto: "Do mensalão aos Mensalinhos" de autoria do Pe. Alfredo J. Gonçalves que é Assessor das Pastorais Sociais.

Leia mais...

Educação e Fraternidade

A Igreja, para ser fiel ao o projeto de construir o reino de Deus, precisa estar sempre atenta às necessidades concretas do nosso mundo. A realidade exige que todos nós sejamos ativos no sentido de buscar estrategias para ajudar a promover o bem comum.

Leia mais...

Impacto da Construção de Hidroelétricas

Uma questão que precisa ser muito bem avaliada no Brasil é a construção de usinas hidrelétricas. Além de pensar em aumentar a geração de energia elétrica, precisamos, também, aprender a viver em harmonia como meio ambiente e respeitar o espaço de todas as pessoas, sem excluir ninguém. Ao se planejar grandes obras, é fundamental avaliar as consequências para as populações locais e para todos nós.

Leia mais...

Fraternidade e Vida no Planeta

Frequentemente, o principal objetivo das empresas é o lucro. Mas quando este se torna o único critério para nortear suas ações, há graves consequencias, entre as quais, a agressão à dignidade dos trabalhadores e ao meio ambiente.

Leia mais...

Fraternidade, Terra e Trabalho

Todas as pessoas precisam ter seus dreitos concretamente garantidos, mas, infelizmente, diversos fatores tem deixado muitos de nossos irmãos que vivem no campo sem condições de trabalhar e se sustentar dignamente. Entre estes, merece destaque a ganancia do agronegócio, que além de agredir ao meio ambiente, coloca o lucro acima dos direitos humanos e direta ou indiretamente afeta todos nós.

Leia mais...

Fraternidade e Fome (2)

O Brasil já alcançou o status de uma das maiores economias do planeta. Ótimo, mas, infelizmente, a fome ainda agride a saúde e a dignidade de milhões de pessoas. Preocupada com a situação, a Igreja promoveu, em 1985, a Campanha da Fraternidade com o tema "Fraternidade e Fome" e o lema "Pão para quem tem fome".

Leia mais...

Filipe B. Thomaz

Filipe B. Thomaz é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo. Para falar com Filipe B. Thomaz, utilize nosso formulário de contatos.