Relembremos o discurso do Santo Padre, o Papa Francisco, na visita à Comunidade de Varginha (Manguinhos), no dia 25 de Julho. Ouçamos:
Vamos ver hoje, como tem sido a atuação do PC do B no Legislativo paulistano. O Partido Comunista do Brasil, cujo número no TSE é o 65, é o partido mais antigo do país, tendo alcançado a legalidade ao fim da ditadura, segundo consta na sua página na Internet.
Como desviarmos da notícia mais esperada que foi a chegada do Papa Francisco? Apesar de que se pensarmos bem, desvios tem sido justamente o ponto marcante do Pontificado do Santo Padre: mudou de aposentos, onde deveria viver o papa; mudou o discurso para falar aos jovens que estão se mobilizando por um país melhor; mudou até a forma de passar pelo povo, preferindo um carro aberto ao papa-móvel. Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas; se assim o for, talvez seja esse o motivo de tais desvios: para se ajustar no caminho da escrita de Deus.
Terminado o estudo sobre as Comissões da Câmara Municipal, vamos entender como funciona o processo legislativo, isto é, como as leis são criadas; quem pode criar leis para determinados assuntos, chamado de matéria de competência; qual o prazo para essa matéria permanecer em cada comissão; quem irá votar o projeto de lei, porque nem todas as matérias passam pelo plenário da Câmara Municipal. Não sei se vocês sabem, mas nem todos os vereadores têm que votar todos os projetos de lei apresentados na casa.
Antes falávamos sobre a vontade de Deus de que todas as pessoas tivessem uma família. Não pertence à nossa época, entretanto, o fato de que nem todas as famílias são constituídas de pai, mãe e filhos e nem por isso Deus deixa nossas crianças abandonadas, à mercê da própria sorte.
Daremos continuidade ao estudo das Comissões Extraordinárias Permanentes, as quais chamarei apenas de Comissões. Ainda como competências em comum, tanto a Comissão do Idoso e de Assistência Social, quanto a de Meio Ambiente têm o dever de promover a defesa dessas áreas, ou seja, enquanto a primeira cuida do idoso, aposentado e pensionista; a do meio ambiente cuida de sua defesa e seu desenvolvimento sustentável.
Em outra oportunidade comentamos sobre a nossa fé em Maria. Hoje vamos conversar um pouco a respeito da fé que Maria possuía e como essa fé nos influencia, principalmente nas questões políticas. Tomemos, novamente, o Evangelho da Visitação, mais especificamente, no Magnificat.
Em meio a nossos estudos sobre a Doutrina Social da Igreja e sobre a Câmara Municipal, nada melhor do que fazer uma pausa para homenagearmos a Mãe de Deus na figura de Nossa Senhora de Fátima.
Retomaremos o estudo sobre as Comissões da Câmara Municipal. Como explicávamos há algum tempo, temos duas formas de comissões: as permanentes e as temporárias. Segundo consta no site da Câmara Municipal, as lideranças partidárias indicam os membros, titulares e substitutos que farão parte das Comissões Permanentes e Extraordinárias Permanentes da Casa.
Finalizando os princípios fundamentais da ordem democrática, veremos hoje o sexto princípio que é “A vinculação ao direito”. Interessante que apesar da definição do que não é Direito, apresentada por José Meneses de Lima, apontar que o Direito não é “uma série de proibições ligadas a contextos dos credos e das religiões”, nem “um composto de regras a serem cumpridas naturalmente, espontaneamente com ou sem imposição do meio social”, definida por ele como “moral”, ou ainda, que “Direito” não é justiça, Pe. Adolfo afirma que os governantes não podem ignorar a lei natural, que não pode ignorar a lei moral.