Olá ouvintes da Rádio Nove de Julho, hoje, vamos falar um pouquinho sobre o Grito dos Excluídos que está na sua 25ª. Edição, com diversas atividades culminando no ato de 7 de setembro.
O Grito dos Excluídos acontece em várias cidades do País e é marcado como uma manifestação popular, construída com a contribuição das pastorais sociais, movimentos populares, entidades sindicais comprometidas com causas dos menos favorecidos e onde a vida está ameaçada.
A primeira atividade do Grito dos Excluídos ocorreu em 1995, resultado da Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1994.
“Este sistema não Vale!” é o lema do Grito dos Excluídos deste ano.
Entidades se unem a favor da Democracia e Seguridade Social
Uma flor por um voto em defesa da Seguridade Social
Brasília - Senado Federal
10 de setembro de 2019 a partir das 13h
Conforme anunciado, aconteceu neste último sábado, 06/07, em Guarulhos, das 8:30 às 13:00, o Encontro Estadual das Escolas de Cidadania e Fé e Política de São Paulo. Promovido pela REC/SP - Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo, o evento tem como objetivos a troca de experiências e o planejamento das escolas para o segundo semestre, a partir da análise da atual conjuntura. Contou com a presença de diversas lideranças representantes das Escolas de Cidadania espalhadas pelo estado de São Paulo. Assim como, do Padre Paulo Adolfo representante do CEFEP - Centro de Fé e Política Dom Helder Camara, de Brasilia e representantes que vieram da Diocese de Ribeirão Preto, interessados em conhecer melhor o projeto de Escolas de Cidadania, porque planejam a possibilidade de formação de uma na Diocese.
Em conformidade com a Campanha da Fraternidade 2017, acontece no dia 25 de março de 2017, em Guarulhos (SP), o seminário "A Despoluição dos Rios Tietê e Pinheiros e das Represas Billings e Guarapiranga", com a participação de Dom Eduardo Vieira dos Santos, Nátália Baron e Elio Lopes dos Santos. Veja aqui como participar dessa importante iniciativa:
A Campanha da Fraternidade de 2016 está chegando! Neste ano ela será ecumênica (CFE) e contará com a participação de todas as Igrejas formadoras do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) e com a parceria da Misereor (entidade episcopal da Igreja Católica Alemã que trabalha para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina).
As Escolas de Cidadania e de Fé e Política são coletivos pensados por lideranças sociais incomodadas com o atual contexto social, político, cultural e econômico. As mesmas têm apresentado eficiência na formação e desenvolvimento do senso crítico e na educação para o exercício pleno da Cidadania, procurando levar para as comunidades onde estão inseridas além da formação, a informação de forma mais isenta e livre dos interesses dos grupos de poder.
Acontece no dia 22 de fevereiro de 2014 (sábado) o 6º Encontro das Escolas de Fé, Política, Cidadania e Justiça de São Paulo, objetivando promover a partilha de experiências entre as escolas do Estado de São Paulo e apresentar o tema "Reforma Política" para discussão geral.
Com alegria, a Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo comunica a formação da ESCOLA DE FÉ E POLÍTICA “WALDEMAR ROSSI”, na Região Episcopal Belém, com o objetivo de refletir e aprofundar questões sócio-política-econômicas a partir da Fé Cristã para sermos “Sal e Luz no mundo” por meio de ações cidadãs.