PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 77 visitantes e Nenhum membro online

Escola de Cidadania de Mogi das Cruzes - “Sociedade do Bem Viver”

Ecologia e o cuidado com a Casa Comum foram os temas de abertura das atividades da Escola de Cidadania de Mogi das Cruzes “Sociedade do Bem Viver”, no último sábado, 20/02/2016. Convidados para mediar a discussão, o Prof. Janes Jorge da UNIFESP e a agente da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, Mônica Lopes, pautaram o tema com o “Seminário sobre os municípios do Alto Tietê/Cabeceiras e Região Leste/SP - CONHECER – AGIR – TRANSFORMAR”, e a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, respectivamente.
 
O Prof. Janes iniciou sua fala comentando sobre a proposta da UNIFESP de participar mais efetivamente das atividades das Escolas de Cidadania e de Fé e Política neste ano de 2016. Acompanhando mais de perto as ações das Escolas na perspectiva de intensificar a relação entre Comunidade e Universidade, professores da UNIFESP irão assessorar algumas aulas da Escola, durante o semestre.
 
Na sequencia, o Prof. Janes expõs os objetivos do Seminário sobre os municipios do Alto Tietê/Cabeceiras e Região Leste de São Paulo – Conhecer/Agir/Transformar, que teve inicio na sexta-feira, 19/02/2016. O primeiro encontro do seminário, o Prof. Janes avaliou como muito produtivo. Os participantes se dividiram em grupos temáticos de trabalho e em atendimento a primeira fase da metodologia (Conhecer), estarão colhendo informações sobre as reais necessidades dessas regiões, por grupo temático. A principio, essas informações servirão de base como indicadores que nortearão toda a fase dos estudos. A proposta do seminário é muito séria e requer comprometimento e responsabilidade por parte das lideranças regionais envolvidas. O Prof. Janes estará à frente do grupo que vai tratar as questões do Meio Ambiente.
 
cidadaniaA segunda parte da aula contou com a assessoria da agente da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, Mônica Lopes, que deu inicio a sua fala, fazendo uma breve apresentação da Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo – REC/SP (sua origem, escolas participantes e objetivos), uma vez que a Escola de Mogi conta neste semestre, com muita gente nova entre seus participantes.  Em seguida,  fez a apresentação da proposta da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, motivando a turma, à exemplo do Seminário, se dividirem em grupos por regiões e trabalharem a temática da CFE 2016 em parceria com o grupo do Meio Ambiente coordenado pelo Prof. Janes. Formando assim, uma grande rede de estudos e ações transformadoras para a região, a partir da Escola de Cidadania de Mogi das Cruzes.
 
O encontro contou com a participação de outros professores que concluiram os trabalhos da manhã, com apresentação dos projetos da UNIFESP para as Escolas de Cidadania e de Fé e Politica para 2016.
 
Clique aqui para baixar as fotos.
 
Fonte: REC/SP (Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo)
 

Mônica V. Lopes

Mônica V. Lopes
Mônica V. Lopes é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, participando também da Rede Nossa São Paulo (GT da Mobilidade), da Rede de Escolas de Cidadania (REC) e do Grupo IPDM (Igreja, Povo de Deus em Movimento). Para falar com Mônica V. Lopes utilize nosso formulário de contato.