PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 102 visitantes e Nenhum membro online

Caci Amaral

Violência: Ofensa a Dignidade Humana

A Campanha Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais, reunida dia 22 de maio, p.p., manifesta seu repúdio pela violenta, covarde e desastrada intervenção na Cracolândia, realizada no domingo, 21, comandada pelos senhores governador Geraldo Alckmin e prefeito João Dória Jr.

Leia mais...

2016 – Alguns aspectos trabalhados pela Pastoral Fé e Política

Neste momento não é possível falar sobre a caminhada de 2016 sem nos reportar à despedida que a vida nos apresentou. Dia 14 próximo passado, falece Dom Paulo Evaristo Arns. Dom Paulo, sempre atento ao momento da história, foi o pastor que convocou o primeiro grupo de fé e política na arquidiocese. Relendo seus escritos encontramos, ainda hoje, os fundamentos e a inspiração para a ação de uma Pastoral Fé e Política

Leia mais...

2015 - Ano de Conquistas

Dia e noite, todos os dias, praticamente desde o início de 2015, ouvimos pelas rádios, nas reportagens de TV ou lendo em jornais e revistas, que o país está mergulhado em grave crise política, econômica e social. (Ouça o áudio desse artigo no final dessa página).

Leia mais...

Eleições Municipais: Participação e Esperança

Em 2016, aproximadamente 143 milhões de eleitores, nos mais de 5 mil municípios do Brasil elegerão prefeito, vice-prefeito e vereadores de suas respectivas cidades. (Ouça também o áudio desse comentário no final da página)

Leia mais...

Eduardo Cunha e o Grande Retrocesso

Eduardo Cunha é o tema desses três comentários de Caci Amaral para a Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz SP) , programa "Igreja em Notícias" em dezembro de 2015. Ouça aqui o áudio de cada um deles ou baixe o texto para seu computador nos links abaixo:

Leia mais...

Ano da Misericórdia

Exigir políticas públicas voltadas para o atendimento das famílias. Este deveria ser o mote de entidades e movimentos sociais e ao qual deveriam responder os governos federal, estadual e municipal. Políticas públicas que favoreçam atenção básica às famílias deve ser também o critério para avaliar a atuação de partidos e de políticos e para a escolha de candidatos ao poder executivo e legislativo nos 5 mil e 570 municípios brasileiros. (Ouça o áudio desse artigo no final da página).

Leia mais...

Políticas de Atendimento ao Morador de Rua

Nesta semana, a diretoria do Centro Santo Dias de Direitos Humanos (CSD) recebeu, nas dependências da Cúria Metropolitana, o secretário Rodrigo Garcia, da Secretaria  de Desenvolvimento Social do Estado, a secretária Luciana Temer, recém-nomeada pelo prefeito Haddad para a Secretaria de Assistência e  Desenvolvimento Social, membros do Ministério Público de São Paulo que acompanham a ação do governo na região da cracolândia,

Leia mais...

A Cidade que Temos e a Cidade que Queremos

Pronto, aqui na cidade de São Paulo, estamos na reta final. Novo governo , novas esperanças? Será verdadeira esta frase? Poderemos responder afirmativamente se a população, cidadãs e cidadãos, entidades, igrejas, sindicatos, associações de bairro , enfim, a sociedade organizada assumir, cada vez mais, o controle social do governo.  

Leia mais...

Seja Profeta na Política

A eleição vem aí! E no domingo, 07 de outubro, você estará na cabine de votação determinando quem governará o município de São Paulo, pelos próximos quatro anos. Nestes dias que antecedem o 7 de outubro lembre-se: Voto não tem preço, voto tem consequências. Repita mil vezes esta frase, para conhecidos e desconhecidos.

Leia mais...

O Dever de Governar a Favor da Coletividade

A eleição vem aí! E de hoje a duas semanas, no domingo 07 de outubro, você estará na cabine de votação, colocando seu voto e determinando quem governará o município de São Paulo pelos próximos quatro anos.  Para organizar o governo do município foi escrita a Lei Orgânica do Município de São Paulo ( LOM ), isto é, a Constituição do município, sua Lei Fundamental que, no seu preâmbulo,  estabelece: esta lei tem por objetivo organizar o exercício do poder e fortalecer as instituições democráticas e os direitos da pessoa humana.

Leia mais...

Caci Amaral

Caci Amaral
Carmem Cecília de Souza Amaral é coordenadora da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, sendo também integrante da Rede Nossa São Paulo e do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE/SP). Para falar com Caci Amaral, utilize nosso formulário de contato.