PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 29 visitantes e Nenhum membro online

Ideologia na Política

Dos vários significados que a palavra ideologia tem eu escolhi aquele que trata das ideias, dos pensamentos, das intenções que estão por trás de uma palavra e a reação que pode provocar, nas relações sociais e política.

Vejo que no âmbito das relações humanas e dentro de uma cultura capitalista como a nossa, onde amor ao próximo tem dado lugar ao o que se vai ganhar em troca, a esmola, o donativo, a contribuição e a até a caridade podem esconder uma intenção que esta por detrás ação.

O próprio mendigo pedinte pode usar o nome de Deus com a intenção de tocar o coração da pessoa que passa e do outro lado a pessoa que dá a esmola, poderá estar contribuindo por amor a Deus e não por amor àquele que esta pedindo. Portanto, se já é difícil quando conversamos com alguém nos fazermos entender, se nas nossas conversas - muitas vezes - falta clareza ao ponto de se ter que perguntar ao outro: o que você esta querendo dizer, mais difícil ainda é quando essa comunicação é feita na esfera política. Aí sim, o bicho pega! Mais difícil ainda descobrir o que está por trás das ações e das palavras quando partem daqueles que chamamos de político profissional. Começa pela lei que obriga ao candidato filiar-se a um partido e o partido, por sua vez, para sobreviver precisa de dinheiro, logo a pessoa que quiser se candidatar se não for uma celebridade ou um famoso, terá que também necessariamente buscar patrocinadores que banquem sua campanha, e a partir daí o rabo começa a ficar preso. A intenção das empresas em patrocinar um time de futebol - mesmo aquela casa que diz que tem dedicação total a você - não é outra, se não a de vender, lucrar. Por que será que na esfera política o patrocinador que paga a conta das campanhas milionárias não quer aparecer? Vamos nos mobilizar e ficar atentos, pois uma boa nova nas regras do jogo político social vem ganhando força e depende de mim, de você que leu esse texto, do povo de Deus das comunidades e de toda a sociedade de uma forma geral, exigir uma reforma na política, que permita a todos nós que moramos nesse grande condomínio chamado Brasil fiscalizar, exigir transparência e clareza nos atos e palavras daqueles que por nós são eleitos, pois conforme a carta aos Hebreus orienta 13, 14, que eu tenho a ousadia de atualizá-la para esse nosso tempo que se chama hoje “a construção da cidade futura se dá na partilha e na solidariedade”.

 

Rene Roldan é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo


Fonte: Texto originalmente exibido na Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz SP) no "Programa Ciranda das Comunidade" em 14/10/2013. Artigo disponibilizado diretamente pelo autor

 

 

Seleções PFP ASP

Seleções da PFP ASP
Textos selecionados pelos membros e colaboradores da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, com temáticas e autores variados. Para qualquer crítica ou sugestão, fale conosco por meio de nosso formulário de contato.