PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 233 visitantes e Nenhum membro online

CEBI: Casa, Terra, Trabalho e Felicidade

Ontem usamos o texto de Isaías para refletirmos sobre a festa de hoje, de Santana e de São Joaquim. Hoje quero voltar ao texto para analisarmos qual é a situação de nosso povo hoje, aqui no Brasil. Estamos usando o livro do CEBI, "Dilemas sociais de uma nação desigual – Círculos Bíblicos" para um projeto popular para o Brasil. O tema do encontro é Casa, terra, trabalho e felicidade.

livro-cebiLembrem-se de que uma boa acolhida e um ambiente propício, preparando o altar com a Bíblia e velas, fará com que o grupo já fique envolvido pelo tema e pelo propósito da Pastoral. Lembrem-se também de iniciar o encontro invocando o Espírito Santo. Peçam então aos integrantes que desenhem situações vividas por eles que recordem que a justiça e a paz são possíveis em nosso país. Outra proposta é de solicitar que para esse dia, as pessoas tragam notícias de jornal mostrando situações opostas à possibilidade de justiça e paz. Até porque jornal que vende em banca dificilmente trará matérias de esperança e fraternidade!

Após confeccionarem os cartazes, pode-se fazer a leitura do Sl 85 contemplando as situações apresentadas. Destaco aqui os versículos 11 e 12: "Amor e Verdade se encontram. Justiça e Paz se abraçam; da terra germinará a Verdade, e a Justiça se inclinará do céu". Diante do Salmo e das situações apresentadas, abram espaço para que o grupo faça um pedido a Deus em favor da paz e da justiça no mundo. Ao longo da reflexão, pode-se cantar algumas músicas que venham de encontro ao tema. Para isso, é interessante que a Pastoral tenha um hinário. Não precisa ter capa nem página bonita nem o grupo ter voz afinada para cantá-los durante as reuniões; o importante é que sejam cantos que reflitam a situação do nosso povo. O canto sugerido para o encontro de hoje é: "Cidadão – de Zé Ramalho e Lúcio Barbosa" que se encontra no CD Frevoador.

lobo-cordeiroA leitura de hoje é do livro de Is 65,17-25. Ao utilizá-lo nas reuniões da Pastoral de Fé e Política em suas comunidades, leiam-no atentamente, prestando atenção em cada palavra. O texto de Isaías situa-se na volta do Exílio, onde o povo precisava se organizar. Apesar de ser um tempo difícil, trazia muitas esperanças, até porque tudo era novo: era um momento novo, eram situações novas, eram novas oportunidades. Conforme o livro do CEBI, "todas as pessoas eram responsáveis pelo grande desafio de construir um projeto comum de reconstrução da nação de Israel.... o texto trata da questão da moradia, do trabalho, da justiça e conseqüentemente da paz. Traz uma forte experiência com Deus".

Após a leitura do texto, tentem identificar quais são as imagens e símbolos; quais são as principais alternativas e promessas do texto. Passamos para o momento do Julgar: "Diante de tudo isso, qual o projeto de sociedade apresentado no texto de Isaías? Em que esse projeto se parece ou não com o projeto atual adotado no Brasil?". Casa, terra, trabalho e felicidade. Dividam-se em grupos para pesquisarem onde esses itens se encontram na Constituição de 88 e se o Estado vem cumprindo com o que diz a Carta Magna.

O AGIR pede que façamos propostas de ações que podemos realizar para tornar nosso país justo para todos e aqui aproveito para relembrar o que a Caci falou na semana passada. A Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal estão promovendo uma consulta pública que se encerrará no dia 15/8, onde a sociedade vai elencar prioridades em diversas áreas, utilizando como ponto de partida os Indicadores de Referência de Bem Estar no Município, e, com isso, pautar a o trabalho dos vereadores.

Acesse o site: www.vocenoparlamento.org.br , participe e divulgue para sua comunidade e grupo de amigos. Devemos nos mobilizar para que grande parte da população participe da consulta pública.

 

 

logo-cebi

 


 

FONTE: O artigo de Marília Amaral nos foi enviado diretamente pela autora, tendo sido primeiramente veiculado pela Rádio 9 de Julho no dia 26 de julho de 2011. Sua reprodução é autorizada pela Rádio 9 de Julho.

 

NOTA: O livro citado pode ser encontrado no site do CEBI.

 

 

Marília Amaral

Marília Amaral
Marília Amaral é integrante da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e também apresenta comentários sobre Fé e Política na Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz/SP). Para falar com Marília Amaral utilize nosso formulário de contato.