PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 56 visitantes e Nenhum membro online

Conselho de Jesus aos Candidatos

Na semana passada iniciamos a leitura do Sermão da Montanha. A fala de Jesus é muito clara e fácil de adaptar à nossa realidade, principalmente nesse período de eleições. Como o texto é muito rico, vejamos mais alguns conselhos que Jesus pode dar aos nossos candidatos e candidatas e também a nós eleitores e eleitoras.

Quanto ao mau uso do horário eleitoral para denegrir o candidato que está melhor colocado nas pesquisas. É absurdo e acho até que deveria ser proibido usar o horário eleitoral GRATUITO para fazer campanha contra outro candidato. Há algumas semanas apenas dois partidos ficavam se atacando. Nesta última semana, acredito que por desespero, outro candidato também entrou nessa de fazer campanha contra. E Jesus, como sempre, é muito claro:

Não julgueis para não serdes julgados. Pois com o julgamento com que julgais sereis julgados, e com a medida com que medis sereis medidos. Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, quando não percebes a trave que está no teu? Ou como poderás dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu ilho, e então verás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.’”

jesus-06Sobre o comportamento que todos nós devemos ter e que cai muito bem aos nossos governantes, para que não sejam corruptos, Jesus assim se pronuncia:

Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os corroem e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça, nem o caruncho corroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam; pois onde está teu tesouro aí estará também teu coração.

Jesus ainda fala sobre a caridade. Muitos políticos gostam de engrandecer tudo o que fazem e publicam tantas obras e projetos que me admira termos uma cidade tão desigual, tão desumana. Se Jesus instrui para que as obras sejam feitas em segredo, sem grandes estardalhaços, quanto mais ele se irritaria com propagandas enganosas feitas pelos nossos candidatos e candidatas. Assim diz Jesus:

Guardai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens para serdes vistos por eles. Do contrário, não recebereis recompensa junto ao vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não te ponhas a trombetear em público, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, com o propósito de ser glorificados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz tua direita, para que tua esmola fique em segredo; e o teu Pai, que vê no segredo, te recompensará”.

Que o Espírito Santo esteja conosco no momento de decidir o nosso voto, no momento de eleger a nova prefeita ou o novo prefeito da cidade de São Paulo, assim como as vereadoras e os vereadores, para que saibamos eleger as pessoas mais comprometidas com o povo desta cidade.

 

FONTE: O artigo de Marília Amaral nos foi enviado diretamente pela autora, tendo sido primeiramente veiculado pela Rádio 9 de Julho no dia 01 de outubro de 2012. Sua reprodução é autorizada pela Rádio 9 de Julho. Título original: "Conselhos que Jesus pode dar aos Nossos Candidatos e Candidatas e Também a Nós Eleitores e Eleitoras"

 

 

Marília Amaral

Marília Amaral
Marília Amaral é integrante da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e também apresenta comentários sobre Fé e Política na Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz/SP). Para falar com Marília Amaral utilize nosso formulário de contato.