PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 216 visitantes e Nenhum membro online

CNBB - Análise de Conjuntura em Julho de 2012

Documento final divulgado pela Equipe de Análise da Conjuntura da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em julho de 2012, analisando a situação do Oriente Médio (Síria em especial), a crise da Zona do Euro, as eleições mexicanas, a situação do Paraguai, a entrada da Venezuela no Mercosul, a Cúpula dos Povos, a Rio +20, a violência no Brasil, as eleições 2012, os problemas de ocupação de terras, o Código Florestal e o novo Código Penal, entre vários outros temas.

 

Análise de Conjuntura – Julho de 2012

 

Apresentação

 

Esta análise se inicia com a referência ao nível internacional. Nele é abordada a indefinição da situação política do Oriente Médio, marcadamente o agravamento da violência na Síria. Compondo a complexidade do quadro internacional, faz-se nova referência à crise profunda dos países da Zona do Euro, colocando em cheque a existência própria da União Europeia.

Na análise da América Latina é feita a apreciação do resultado eleitoral para presidência do México, da situação do Paraguai e da entrada da Venezuela no MERCOSUL.

A menção à realização da Rio+20 e da Cúpula dos Povos abre a análise em nível nacional. Na sequência, elenca-se a gravidade das violências que estão ocorrendo no país, com números absolutos que se aproximam dos trágicos resultados das guerras civis no mundo inteiro. Finalmente se conclui com uma análise prospectiva das eleições municipais, o comportamento do eleitorado e o significado para as disputas vindouras.

Na ótica dos movimentos sociais são abordadas: a luta pela ocupação da Terra Indígena Marãiwatsédé, pelos Xavantes no Mato Grosso; a resistência dos quilombolas para reaver a posse integral do Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia; a situação dos moradores após seis meses de violenta desocupação de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP) e a reação de setores da Sociedade Civil organizada à tentativa de flexibilização do horário do programa “A Voz do Brasil”.

No âmbito do Congresso Nacional e do Executivo Federal mereceram destaque nesta análise: a aprovação do relatório da MP 571 referente ao Código Florestal; o andamento da CPMI do Cachoeira; a situação das Santas Casas de Misericórdia; a nomeação da comissão para análise do anteprojeto do novo Código Penal; a nova composição do Conselho de Comunicação Social; e a portaria da AGU que estabelece regras sobre demarcação e direito de uso de terras indígenas.

Como anexo a esta análise de conjuntura segue entrevista com Pe. Thierry Linard (IBRADES) sobre os dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, acerca da identidade religiosa da população brasileira.

 

Seleções PFP ASP

Seleções da PFP ASP
Textos selecionados pelos membros e colaboradores da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, com temáticas e autores variados. Para qualquer crítica ou sugestão, fale conosco por meio de nosso formulário de contato.