PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 40 visitantes e Nenhum membro online

Educação Política em Vista da Participação

No dia 04/11/2013 a aula da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi foi sobre Educação Política em vista da participação. Foi ministrada por dois jovens atuante no Grupo Voz - Grupo de Trabalho de Incentivo à Participação Política: Lívia de Souza Lima* e Thiago Henrique Desenzi**

*Graduanda em Ciências Sociais e Políticas pela Fespsp (2011). Pesquisa experiências de participação política e cidadã, bem como os espaços de governança interativa institucional. É membro do VOZ - Grupo de Trabalho de Incentivo à Participação Política, atuando no acompanhamento da participação no Conselho Participativo Municipal da Cidade de São Paulo. 

**Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, Especialista em Gestão e Políticas de Cultura pela Universidade Metodista de São Paulo e Graduando em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pesquisa experiências de participação política e cidadã, bem como os instrumentos digitais de participação política. É membro do VOZ - Grupo de Trabalho de Incentivo à Participação Política, atuando no acompanhamento da participação no Conselho Participativo Municipal da Cidade de São Paulo.

Reportaram-se à Constituição Federal de 1988 para embasar a Participação, o controle social e a transparência nos gastos públicos.

As conquistas que desfrutamos hoje em forma de políticas públicas são fruto da luta daqueles que nos antecederam nos movimentos sociais.

Uma das necessidades para uma cidade tão complexa como São Paulo é a gestão descentralizada e o Conselho Participativo Municipal aponta nessa direção. Serão 1125 conselheiros na cidade em busca da melhor gestão local nas 32 subprefeituras.

Trata-se de uma Política de Estado que vai permanecer mesmo com a mudança do governo/gestão atual.

Os professores fizeram uma revisão histórica sobre as últimas gestões da cidade desde o governo de Luiza Erundina em que houve um importante incentivo à descentralização. Os sucessivos governos retrocederam e avançaram na descentralização (Paulo Maluf/Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra/Gilberto Kassab.

Esclareceram dúvidas e debateram com a classe sobre o Conselho Participativo Municipal.

Conheça melhor o trabalho do Grupo Voz no Facebook: e no blog com informações sobre as diretrizes e metodologia, bem como relato das atividades.

O Grupo Voz divulga aos candidatos que a Câmara está oferecendo um Oficina bem interessante para os candidatos, quanto a acompanhamento orçamentário.

 

Fonte: Escola de Fé e Política Waldemar Rossi

 

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).