PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 32 visitantes e Nenhum membro online

Terceiro Ano da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi

Iniciou-se na segunda feira (23/02/2015) a terceira turma da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi. A Missa de abertura foi em conjunto com o Curso de Teologia da Região Episcopal Belém e presidida pelo Pe. Wesley P. Machado.

O Pe. Wesley Pereira Machado que é coordenador do Setor Belém e co-celebrada pelo Pe. Marcelo Matias que é o Coordenador do Curso de Teologia e o Pe. Edmarcio da Silva Neri que é Paróco da Paróquia São Carlos Borromeu.

A Escola entra em consonância com a urgência 11o. Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo que é Igreja a serviço da vida plena para todos e com a Campanha da Fraternidade 2015 que é Igreja e Sociedade.

A Escola promove a formação cidadã, ou seja, oferecer instrumentos aos participantes para que compreendam as leis e normas que orientam a vida na cidade de São Paulo, bem como quais são as formas e os espaços de participação para que a cidade seja mais justa.

Não estamos contentes com a cidade que temos, mas essa cidade vem desenvolvendo avanços signigficativos em busca da democracia e isso vem acontecendo porque muitas associações, pastorais e movimentos agem de forma organizada.

Todos sabemos a importância da Educação, a Escola dedica-se à Educação Política com foco de ação na cidade. Além da Política Partidária, a Escola discuta a Política de cuidar do bem comum, da nossa casa comum que é a cidade.

Os participantes irão conhecer melhor a Lei Orgânica do Município que é a Lei que orienta a vida da cidade, como se fosse a Constituição do Município. Irão conhecer também o Plano Diretor Estratégico que é o principal instrumento de Política de Desenvolvimento Urbano da cidade.

Outra Lei que será discutida e aplicada é a Lei do Programa de Metas que obriga o prefeito a transformar em metas as suas promessas de campanha eleitoral e que a população de São Paulo tem hoje instrumentos para monitorar.

Além disso vamos compreender melhor como é construído e aplicado o orçamento da cidade.

Conhecer e entender esses instrumentos é muito mais que política partidária, é compromisso com a justiça e busca de vida  em dignidade para todos os que vivem nessa querida cidade.

Venha participar conosco, todas as segundas-feiras das 19:30 às 21:30h no Centro Pastoral São José do Belém. Inscreva-se pelo telefone 3022-6821 ou pelo nosso e-mail de contato

 

 

 

 

 

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).