PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 2555 visitantes e Nenhum membro online

Economia, Política  e Vida: Papa Francisco e os Movimentos Sociais

Em 29/08/2016 a Escola de Fé e Política Waldemar Rossi teve como tema: Economia, Política  e Vida - Papa Francisco e os movimentos sociais e o assessor foi o sociólogo Eduardo Brasileiro. Ouça também nosso comentário na Rádio 9 de Julho sobre este tema no final do artigo.

 A mística partiu do texto à seguir a partir da proposta das Cartilha de preparo para as eleições do CEFEP/CNBB. 

 

Lideranças de Comunidades:

  Isto é digno de fé: se alguém deseja o episcopado, deseja uma boa obra. É preciso, portanto, que o epíscopo seja irrepreensível, marido de uma única mulher, sóbrio, equilibrado, educado, hospitaleiro, capaz de ensinar, não dado à bebida nem briguento, mas bondoso, pacífico e sem interesse por dinheiro. Que governe bem a própria casa, mantendo os filhos obedientes, com toda a dignidade. Pois se alguém não sabe governar a  própria casa, como poderá cuidar da Igreja de Deus?

Carta de São Paulo a Timóteo Capítulo 3, 1-5

 

A mística foi coordenada por Vitor Hugo Scotton que discutou os avanços da Igreja com o Papa Francisco e o diaconato feminino, o matrimonio no sacerdocio.

Vivemos o processo de impeachment da presidente, fruto da escolha dos candidatos?

Quantos são epíscopos? Cumprem seu compromisso com o bem comum.

Em seguida o assessor Eduardo Brasileiro refletiu sobre a presença ressuscitada de Waldemar Rossi na semente de formação de senso crítico que a Escola se propõe a ser.

Refletiu sobre a formação dos movimentos sociais no Brasil.

Em seguida, sobre as manifestações de 2013.

Destacou todas as inciativas de movimentos e coletivos que se empenham na busca de garantia de direitos, como movimentos secundaristas, feministas, negros, indígenas, carcerário e muitos outros.

Sugeriu leitura de Ronilso Pacheco

Refletiu sobre o Encontro do  Papa Francisco com os movimentos Populares em Roma, e de forma mais aprofundada na Bolívia.

 

Discurso do Papa aos Movimentos Populares (texto integral)

 

Nenhuma família sem teto,

nenhum camponês sem terra,

nenhum trabalhador sem direitos,

nenhum povo sem soberania,

nenhuma pessoa sem dignidade,

nenhuma criança sem infância,

nenhum jovem sem possibilidades,

nenhum idoso sem uma veneranda velhice.

Destacou a conjuntura brasileira e internacional de avanços neoliberais e de retirada de direitos por uma lado e por outro, a expressividade humilde e prfética de um líder como o Papa Francisco que destaca que a soluções para os grandes problemas parte dos pequenos grupos, parte dos movimentos que lutam por direitos. 

 

Fonte: Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, texto publicado em nosso site diretamente pela autora. Reprodução do áudio autorizada pela Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz / SP)

 

 

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).