PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 46 visitantes e Nenhum membro online

Encontro com Conselheiros Participativos Municipais

A Pastoral Fé e Política realizou no dia 22/03/2014, sábado, o 1º Encontro com Conselheiros Participativos da Prefeitura de São Paulo. Estiveram representadas as subprefeituras de Aricanduva/Carrão/Formosa, Penha e Mooca/Bras/Pari. No primeiro momento, Waldemar Rossi refletiu o papel dos representantes neste processo tendo como luz a exortação apostólica Evangelli Gaudium, A alegria do Evangelho. Relatou sobre a importância do momento, onde a participação dos conselheiros tem ter como foco o bem-comum.

Waldemar Rossi destacou que o Papa faz um apelo à Igreja para que mude seu conceito e vá de encontro em espírito missionário; que o clero deixe de se comportar como príncipes e sejam servidores do povo.

Aponta o desafio de sermos misericórdiosos, ou seja, voltemos os nossos corações às misérias humanas, façamo-nos solidários.

Cristãos revolucionários - mudança de estruturas na saúde, educação, política, trabalho, lazer, ciência.... 

Os conselheiros fizeram as apresentações e relataram as dificuldades e os obstáculos que estão encontrando neste início de mandato. A administração das subprefeituras que não estão preparadas para lidar com a atuação dos conselheiros, desde o que são suas atribuições, bem como questões de espaços físicos.

Márcia Castro, da Pastoral Fé e Política, destaca o apoio da pastoral e da Escola de Fé e Política no processo das eleições, motivando a participação dos alunos e membros da pastoral no processo e que, neste momento, é de extrema importância a continuidade do apoio durante a gestão.

Flávio Castro, da Pastoral Fé e Política, pede atenção aos conselheiros para não acharem que são "mini vereadores" e deixarem de lado a verdadeira função de conselheiros participativos, que devem atuar no controle social buscando acompanhar a distribuição do orçamento e contratos da subprefeitura.

Ao final os participar opinaram por haver novo encontro com foco no Orçamento.

 

Fonte: Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo

 

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).