PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 45 visitantes e Nenhum membro online

Juventude, Cultura e Espiritualidade

Semana de Fé e Política dá-se na perspectiva de realizar a Pastoral de Conjunto com a Pastoral da Juventude, a Leitura Popular da Bíblia desenvolvida pelo Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) que tem o CEBI Jovem, as Comunidades Eclesiais de Base, o Movimento Integração Campo-Cidade, a Cáritas, a Escola de Fé e Política Waldemar Rossi e a Região Episcopal Belém.  
Em maio realizamos Encontro com os quatro subprefeitos da área geográfica da Região Episcopal Belém. Dentre os vários aspectos discutidos, foi notória a falta de recursos e de políticas voltadas para a Cultura. Por isso, decidimos discutir e conhecer melhor as Políticas Públicas de Cultura que serão apresentadas pelo Tião Soares que trabalha com a concepção de cultura participativa como forma de conquistar e garantir direitos.
 
A Pastoral da Juventude e o CEBI vão trabalhar o protagonismo da juventude, na perspectiva do diálogo, da partilha e da construção coletiva.
 
As CEBs irão desenvolver o tema Justiça e Profetismo em sintonia com o próximo Intereclesial das CEBs com assessoria do Pe. Fernando Doren da Congregação Verbo Divino.
 
Pretendemos semear a continuidade com o material de preparo ao 9º ENCONTRO NACIONAL FÉ E POLÍTICA Cultura do Bem Viver: partilha e poder que vai ocorrer em 15 a 17/11/2013 - Brasília/DF. O preparo envolve grupos e comunidades reunidos em sete roteiros de encontros com a Cartilha dos Círculos Bíblicos preparados por Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino (Informações no site: www.fepolitica.org.br ). Bem como um Encontro preparativo em nível regional para o Encontro Nacional de novembro.
 
 SemanaFeePolitica
 
Fonte: Artigo enviado diretamente pela autora
 
 

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).