PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 27 visitantes e Nenhum membro online

Ética e Gestão Pública

Em 26/08/2013 a Escola de Fé e Política Waldemar Rossi refletiu sobre a Ética e a gestão pública com o Prof. Pedro Aguerre que é Cientista Social, membro da Escola de Governo e colaborador da Pastoral Fé e Política. O professor fez um resgate histórico a partir da chegada dos portugueses aos Brasil, onde em 1808 tivemos o embrião do Estado no Brasil (raiz colonial). Comentou sobre a cultura açucareira (raiz escravagista).

Todos esses são traços marcantes da mentalidade brasileira na vida política, tão bem explorados nos livros do Prof. Fabio Konder Comparato.

Destacou o Privatismo - mentalidade de querer comprar aos invés de lutar por políticas públicas,

Personalismo - dependência de uma pessoa/personalidade (coronel, deputado..)

Aceitação da injustiça, sem contar que a justiça se faça.

Espírito de conciliação (Vamos fazer a conciliação, antes que outros faça). Esse espírito influenciou fatos como a Independência do Brasil e a Proclamação da República.

Duplicidade institucional (duplo caráter) - exemplificado pelo discurso das mídias sociais sobre as elevadíssimas cargas tributárias sem demonstrar as injustiças para onde vão os nossos impostos.

Convidou os participantes a lerem o livro do Prof. Odilon Guedes que sobre o Desenvolvimento Econômico.

Destacou o professor, a inteligência política clama por radicalidade em momentos cruciais da história. Exemplificou com a atuação de Lincoln na abolição da escravatura americana.

Na realidade brasileira essas heranças são fatores determinantes da formação da sociedade brasileira e da desigualdade. Ouvimos o clamor para o aumento do orçamento para a Segurança Pública, o fortalecimento da elite da Segurança Privada, sem nenhum questionamento sobre as raízes dessa situação e a falta de investimento na Educação.

Indicou a leitura do conto de Marçal Aquino sobre a Segurança e a inferioridade brasileira, conveniente convicção da elite, artigo de Carlos Lessa.

Fez menção à participação dos jovens do Movimento Passe Livre no Programa Roda Viva, quando manifestaram a sua preparação para discutir o assunto.

A apresentação disponibilizada pelo professor encontra-se aqui.

 

Fonte: Escola de Fé e Política Waldemar Rossi.

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).