PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 35 visitantes e Nenhum membro online

Educação Política e a Comunicação

Em 18/11/2013 a Escola de Fé e Política recebeu a Profa. Veronica Goyzueta que desenvolveu o tema princípios da Educação Política. Destacou que a comunicação é um Direito Humano, é um serviço à sociedade, porém prevalece o interesse comercial. Esse direito de interesse republicano (coisa pública) requer transparência, uma vez que a sociedade deve saber o que se faz com o que é público. Trata-se de uma exigência ética.

Nosso sistema de comunicação está concentrado na mão de pouquíssimas famílias que muitas vezes são os mesmo que detém o Poder Político. Entretanto a emissores apareceram com nomes de outras pessoas "laranjas". A comunicação envolve a diversidade, precisa ser plural; entretanto a concentração nas mãos de poucos não permite a pluralidade.

Um fenômeno da comunicação hoje é a diminuição da comunicação impressa e o aumento da mídia eletrônica. Surgem novos veículos, novas mídias como sites, blogs, redes sociais... O Brasil é o 2o. país em usuários de Twitter.

A comunicação pelas redes sociais mobiliza muita gente de forma rápida e barata.

A apresentação da professora foi disponbilizada e ela indicou dois sites:

UNIVESP TV e Veduca.

 

Fonte: Escola de Fé e Política Waldemar Rossi

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).