PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 35 visitantes e Nenhum membro online

Direitos Humanos

No dia 11/11 o Secretário Municipal de Direitos Humanos Rogério Sottili ministrou aula na Escola de Fé e Política Waldemar Rossi. Fez uma retrospectiva histórica sobre a criação da Comissão Municipal de Direitos Humanos (DH) em 2002. Em 2007 foi instituído o cargo de Secretário, sem ainda a criação da Secretaria. O secretário tinha a função principal de mediação de conflito.

Em 2013 foi criada a Secretaria Municipal de Direitos Humanos que tem carater de articulação  e transversalidade com as diversas Secretarias Municipais. A temática dos DH está vinculada ao Programa de Metas 2013-2016 mais especificamente com as metas 61, 62, 63 e 64.

O Secretário tratou de temas que atingem a cidade como:

  • Violência,
  • Preconceito com os migrantes bolivianos,
  • Tráficos de pessoas entre outros.

Falou da importância de se modificar a cultura de violência e preconceito a partir da Educação.

Os participantes da Escola tiveram a oportunidade de debater com o Secretário e questionar sobre assuntos ligados à temática dos DH e também a gestão da cidade como um todo:

A iniciativa de centralizar a gestão dos Conselhos Tutelares à Secretaria Municipal de DH não vai na contramão da proposta de descentralização que a cidade precisa?

  • Temos subprefeit@s despreparados e outros muito bem preparados e bem intencionaods, porém sem poder de decisão.Como são escolhidos os subprefeitos? Qual a perspectiva da população eleger os subprefeitos?
  • Como caminha a descentralização do orçamento no processo participativo do Orçamento?
  • O Secretária disponibilizou a sua apresentação.

 

Fonte: Escola de Fé e Política Waldemar Rossi

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).