PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 45 visitantes e Nenhum membro online

Democracia Participativa

Em 09/09/2013 a Escola de Fé e Política recebeu o Diretor da Escola de Governo, o Mauricio Piragino que ministrou a aula sobre Fundamentos da Democracia Moderna - Democracia Participativa. Destacou a importância do território no avanço democrático, um espaço de empoderamento da população, ou seja do soberano na democracia, que é o povo. 

Destacou que a democracia é viva, motivo de encontrar-se em constante construção e implica no controle social sobre as ações do Estado. "Ainda não estamos vivendo na democracia, estamos lutando pelas regras do jogo", disse ele.

Discorreu sobre os Direitos Humanos a importância da Conscituição Federal, Constituição Cidadã que vai completar 25 anos em 05/10/2013. Lembrou a Profa. Maria Victoria Benevides que afirma que a democracia se democratizou a partir da Constituição Cidadã.

Tratou dos mecanismo de Democracia como o referendo, plebiscito e Lei de iniciativa popular e fez memória dos raros usos destes instrumentos na história brasileira.

A apresentação utilizada pelo professor encontra-se disponível aqui.

 

Fonte: Escola de Fé e Política Waldemar Rossi

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).