PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 46 visitantes e Nenhum membro online

Realidade Política e Social da Moradia

Em 12/08/2013 a Escola de Fé e Política Waldemar Rossi refletiu na ótica da Campanha da Fraternidade (CF) o tema da moradia com o assessor, o Prof. Luiz Antonio de Souza Amaral.

A CF de 1993 - Onde moras? evidenciou a desigualdade social no campo da Habitação e a organização da Pastoral da Moradia.

A metodologia da CF permite refletir e identificar as causas da desigualdade e provocar ações em vista de mudança nas causas dos problemas.

A problemática da moradia é fruto do proprio modelo que temos e o incentivo à migração nos anos 70 e 80 para as grandes cidades com a promessa de melhores condições de vida e trabalho.

Essas famílias se amontoaram em favelas e cortiços sem condições de saneamento básico. Essa realidade provoca a organizações de pastorais, como a Operária e de Movimentos como Saúde e Moradia que vão ajudando o povo a refletir criticamente sobre a realidade. Agir com clareza em pequenos passos, mas passos seguros em vista da transformação proposta no Evangelho.

O professor trouxe um exemplo prático de mobilização na Vila Leopoldina e disponibilizou seu material.
Destacou ações práticas na temática:

 

•Justa distribuição do solo urbano - não pode ficar ao capricho do mercado;

•Regularização de áreas ocupadas;

•Autoconstrução;

•Subsidiar moradias populares;

•Loteamentos populares dotados de infraestrutura;

•Destinação social do solo urbano;

•Apoio às associações comunitárias;

•Fortalecer os Movimentos Populares e a Pastoral da Moradia.

 

Fonte: Escola de Fé e Política Waldemar Rossi

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).