Estamos na Oitava do Natal, ou seja, oito dias da grande Festa do Nascimento de Jesus como um dia só. Celebramos a humilde presença de Deus na terra, adoramos o Verbo que se fez carne e habita entre nós. Neste último comentário do ano, faremos uma retrospectiva em ação de graças sobre o trabalho da Pastoral Fé e Política (PFP) da Arquidiocese de São Paulo neste ano de 2012.
O trabalho desenvolveu-se dentro de cinco pilares que são: a organização da Pastoral Fé e Política, a Formação a partir da fé e da organização política do país, a construção da cidadania, a parceria com diversas entidades e a articulação com as Pastorais Sociais.
A organização da PFP foi sistematizada na reunião mensal que se dá na acolhedora Igreja de Santana no 2o. sábado de cada mês, espaço de comunhão das ações nas Regiões Episcopais, iniciativas setoriais, paroquiais e locais. O Folder sobre a organização da pastoral foi distribuído e discutido a diversos grupos interessados.
A formação a partir da fé e da organização política do país em vista da construção da cidadania deu-se por vários caminhos
Esses canais foram ocupados com informações sobre os desdobramentos das leis da compra de votos, da Ficha Limpa, do acesso à informação, eventos como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20 e a Cúpula dos Povos, a 1a. Conferência de Transparência e Controle Social, atividades relacionadas ao JUBILEU DO CONCÍLIO VATICANO II (1962 – 2012), Conselho Consultivo do Programa de Metas, Conselho Tutelar, Audiências Públicas e Conferencias.
Em relação à Campanha da Fraternidade de 2012 houve participação, reflexão e divulgação das atividades relacionadas à Fraternidade e Saúde Pública para "que a saúde se difunda sobre a terra", acompanhando as atividades das Plenárias Municipal e Estadual da Saúde, o Movimento de Saúde da Zona Leste, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o Ato unificado do dia mundial da saúde, a coleta de assinatura pela lei de responsabilidade sanitária entre outras.
As Eleições 2012 proporcionaram diversos eventos em vista do voto consciente, debates com candidatos à prefeito e vereadores, Formação Política em diversas paróquias, para os jovens missionários da Aliança de Misericórdia, no Centro Fransciscano de Luta Contra a Aids (Cefran), aqui na Rádio 9 de julho, na TV Século 21 e na TV Aparecida.
A parceria com diversas entidades deu-se de forma variada e neste ano aprofundou-se o relacionamento com a
A articulação com as Pastorais Sociais deu-se pela participação nos Seminários promovidos pela Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB discutindo a 5ª Semana Social Brasileira que reflete sobre o ESTADO QUE TEMOS E O ESTADO QUE QUEREMOS, participação no Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese de São Paulo e da Região Episcopal Belém, no Conselho Nacional do Laicato de Brasil (CNLB) e participação em Atos públicos como 1o de maio, Grito dos excluídos, caminhadas pela paz e não violência entre outros.
Agradecemos ao Deus Menino por este ano de trabalho e pedimos que Ele nos guie no próximo ano.
Fonte: O artigo nos foi enviado diretamente pela autora, tendo sido primeiramente veiculado pela Rádio 9 de Julho (1.600 KHz, SP)