PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 46 visitantes e Nenhum membro online

História da Região Belém: 40 anos

A Região Belém, a casa do pão, iniciou sua caminhada pastoral em 17 de julho de 1966, quando o cardeal Dom Agnello Rossi era o arcebispo de São Paulo e incentivou a criação das Regiões Episcopais, em um  processo de descentralização do governo arquidiocesano.

A primeira Região a ser criada foi a Região Leste em 17/07/1966, que correspondia ao que hoje chamamos Região Belém e Diocese de São Miguel Paulista.

O primeiro bispo auxiliar da Região Leste foi Dom Bruno Maldaner, que instalou a secretaria da Região na Rua Cajuru,37 - Belenzinho. Dom Bruno Maldaner permaneceu à frente da Região Leste até 1971, quando foi substituído pelo então vigário episcopal, monsenhor Francisco Manoel Vieira.

dom-angelicoMonsenhor Francisco foi substituído em 1975 por Dom Angélico Sândalo Bernardino, que ficou responsável por toda Região Leste (1 e 2). Em 1976 Dom Luciano Mendes de Almeida foi nomeado para Região Leste 1, recém chamada Região Belém, e Dom Angélico ficou responsável pela Região leste 2, batizada de Região São Miguel Paulista, hoje diocese.

Dom Luciano permaneceu na Região por 12 anos, até ser transferido para a Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais, em 1988. Em seu lugar, assumiu a Região Episcopal Belém Dom Décio Pereira. Em 21 de maio de 1997, Dom Décio Pereira foi designado terceiro Bispo da Diocese de Santo André, deixando em seu lugar o Vigário Episcopal Monsenhor Wlater Caldeira. Monsenhor Walter permaneceu à frente da Região Episcopal Belém por quatro anos e nove meses, quando foi substituído por Dom Pedro Luiz Stringhini, em abril de 2001.

Dom Pedro Luiz Stringhini ficou à frente da Região Episcopal Belém de abril/2001 a dezembro de 2009. Em fevereiro de 2010, Dom Pedro foi designado para Diocese de Franca (SP) e, em seu lugar, assumiu a Região Episcopal Belém Dom Edmar Peron, no dia 14 de março de 2010, permanecendo  até Novembro de 2015, quando foi transferido para a Diocese de Paranaguá , no Paraná.

No dia 28 de Maio de 2016, Dom Luiz Carlos Dias tomou  posse como Vigário Geral e Vigário Episcopal da Região Belém durante a celebração de Corpus Christi.

Como está explicitado no marco de inauguração do Centro Pastoral São José do Belém, a missão da Região Episcopal, bem como o do próprio CPSJ, é a de ser um sinal de unidade na formação e na animação pastoral das paróquias e comunidades, ajudando a Arquidiocese de São Paulo a “evangelizar a cidade através da Pastoral Urbana, renovando a vida das comunidades eclesiais, anunciando e testemunhando Jesus Cristo, com ardor missionário, ouvindo e respondendo, com uma ação solidária e transformadora, aos clamores do povo, especialmente dos marginalizados e dos excluídos do mundo do trabalho, da saúde, da moradia e da educação”. (Objetivo da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de São Paulo).

 

Texto preparado para a XVII Semana de Fé e Política da Região Episcopal Belém

Fonte: Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, reprodução autorizada pela EPF Waldemar Rossi.

Seleções PFP ASP

Seleções da PFP ASP
Textos selecionados pelos membros e colaboradores da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, com temáticas e autores variados. Para qualquer crítica ou sugestão, fale conosco por meio de nosso formulário de contato.