PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 3894 visitantes e Nenhum membro online

Escola de Cidadania da Zona Leste - Curso 2012

Foram retomadas no último dia 2 de março as aulas da Escola de Cidadania da Zona Leste "Pedro Yamagushi Ferreira", com uma palestra apresentada pelo ex-ministor da cultura Prof. Fernando Haddad. Estiveram presentes representantes da imprensa, de movimentos e entidades civis e da Igreja, além de uma grande quantidade de alunos inscritos para o curso e de alguns parlamentares.

eczl-02A Escola de Cidadania funciona nas dependências da Paróquia de São Francisco de Assis (Diocese de São Miguel Paulista), na Rua Miguel Rachid 997, bairro de Ermelindo Matarazzo, São Paulo/SP, e tem como seu coordenador o Pe. Antônio Machioni (o popular Pe. Ticão, homenageado com o Prêmio Santo Dias da Silva de 2008). Suas atividades tiveram início no segundo semestre de 2011, com a aula inaugural sendo ministrada pela ex-prefeita e deputada Luiza Erundina no dia 5 de agosto.

Ao longo do segundo semenstre de 2011 a Escola ofereceu diversas palestras e atividades formadoras, com a participação de especialistas e figuras de destaque em suas áreas de atuação, como o Prof. Carlos Francisco dos Santos Jr., Prof. Odilon Guedes, Chico Whitacker, Prof. Ladislau Dowbor, Dr. Eduardo Ferreira, entre outros.

eczl-03Em parceria com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) a escola oferece aos alunos inscritos que apresentarem TCC e comprovarem mais de 80% de presença um certificado oficial de participação e conclusão do curso. Esta inscrição poderá ser feita diretamente pelo site da UNIFESP [+]. Visite também o blog da Escola de Cidadania para obter maiores informações e acompanhar a programação das aulas e palestras oferecidas: apesar do certificado oferecido, todas as atividades são gratuítas e abertas ao povo em geral, podendo os interessados assistirem livremente apenas o que lhes interessar. No ano passado o curso contou com mais de 300 alunos regularmente inscritos e mais uma centena de visitantes eventuais, não inscritos oficialmente.

Pedro Yamagushi Ferreira

eczl-01A aula inaugural desse ano também contou com a presença e uma breve explanação de Alice Yamagushi, mãe de Pedro Yamagushi Ferreira. Ela nos falou sobre seu filho, seus ideais, seus sonhos e  sua participação na Pastoral Carcerária e na Pastoral Indigenista.

Pedro faleceu aos 27 anos de idade quando prestava serviço voluntário como advogado e missionário junto a comunidade indigena de São Gabriel da Cachoeira (AM), ao se afogar, em junho de 2010, quando nadava no Rio Negro. Pedro deixou um diário de quase 200 páginas que deverá ser publicado futuramente, segundo seu pai, o deputado Paulo Teixeira (PT/SP).

Saiba mais:

Escola de Cidadania

O Missionário Pedro

 

Fonte: Escola de CIdadania da Zona Leste, Pastoral Fé e Política ASP, REC-SP

 

 

Paulo J. Lopes

Paulo J. Lopes
Paulo J. Lopes é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo. Para falar com Paulo J. Lopes, utilize nosso formulário de contato.