Ontem os membros da Pastoral Fé e Política e de outras pastorais e movimentos como o Movimento Integração Campo-Cidade (MICC), Grupo de Oração e Pastoral da Saúde participaram do 5° Retiro Anual da Pastoral Fé e Política da Paróquia São João Batista. O Retiro iniciou-se com a missa na Capela do Hospital Santa Marcelina onde fomos muito bem acolhidos pelas Irmãs Marcelinas e pela comunidade.
Em seguida fomos para a Casa da Pedra que é um espaço para encontros das Irmãs Marcelinas, um local privilegiado onde na cidade temos a impressão de estar no interior. O Retiro foi conduzido pelo Prof. Galiani que é Filósofo e Teólogo (http://professorgaliani.blogspot.com.br/) e refletimos sobre a Espiritualidade Cristã. Em seguida meditamos o Evangelho de Jo 6, 1.15 sobre a multiplicação dos pães e partilhamos essa meditação individual com o grupo.
Após delicioso almoço comunitário, recebemos a visita de um casal de leigos marcelinos que nos apresentaram a Casa de Emaús. A casa oferece abrigo, com quartos individuais que contem um banheiro, visando o bem-estar e liberdade do paciente morador, oferece alimentação, tratamento no Hospital Santa Marcelina e todo suporte necessário ao paciente e familiar durante sua estadia na casa.
Estes pacientes vêm de outros estados brasileiros por não encontrarem o tratamento necessário em sua terra natal, em suma, não possuem condição financeira para seus tratamentos e não possuem parentes que residam em São Paulo. Para o ingresso na casa, o paciente e seu acompanhante, passam por uma avaliação social, realizada pelo Serviço Social do Hospital e recebem uma assistência geral por parte de vários outros colaboradores, com o objetivo de bem orientá-la para uma tranqüila estadia.
Além do tratamento, moradia, alimentação e todo suporte necessário ao paciente durante o período de seu tratamento, a Casa oferece amor, carinho e atenção para aqueles que precisam, sob um ambiente familiar e acolhedor onde emana a palavra de Deus (http://casademausdafamiliamarcelinaitaquera.blogspot.com.br/).
Refletimos em seguida sobre o líder cristão baseados no Capítulo 23 de Jeremias. Em seguida a espiritualidade do Bem Comum a partir de Carta de São Paulo aos Filipenses. A meditação individual sobre essa Carta e o Bem comum foi partilhada em forma de celebração na bela capela da Casa de Pedra que nos recebe com a seguinte frase: Entro para rezar, saio para servir. onde cada um dos participantes expressou seu pedido de perdão no ato penitencial, depois partilhou com o grupo a passagem bíblica como alimento da caminhada e a Ação de graças a Deus foi expressa por cada participante.
Encerramos com o louvor a Nossa Senhora que no carisma das Irmãs Marcelinas apresenta-se como Nossa Senhora do Divino Pranto e a ela cada um de nós ofereceu algo do espaço que convivemos neste dia alimentando nosso compromisso cristã e nossa espiritualidade em vista de configurar-se pelo Cristo em vista do Bem Comum.
Fonte: Pastoral Fé e Política da Paróquia São João Batista de Vila Carrão (RE Belém / Setor Carrão / ASP)