Em dia 18 de agosto aconteceu em Americana a 15ª Romaria da Terra e das Águas do Estado de São Paulo. O evento é religioso e ecumênico realizado pala Comissão Pastoral da Terra (CPT) e apoiado Pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul l e pela Diocese de Limeira em conjunto com os movimentos sociais ligados a questão agrária no estado de São Paulo.
A Região Episcopal Belém esteve representada por diversos movimentos como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), o Movimento Integração Campo-Cidade (MICC), a Pastoral Fé e Política e a Pastoral da Juventude.
• 7:00h Chegada no salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Bairro Antonio Zanaga onde os romeiros foram acolhidos com café da manhã.
• 8:00h Celebração Inicial, cantos, meditação e histórico das Romarias.
• 8:30h Caminhada até o Assentamento “Milton Santos”, houve 3 paradas para reflexão da realidade iluminada pela Bíblia e acompanhadas de cantos. Momentos fortes de Mística Cristã acompanhados de denuncia profética sobre a triste realidade em que vivemos: Trabalho escravo, água, terra, desemprego, moradia, saúde, educação e o nosso apoio incondicional aos que lutam pela reforma agrária e a justa distribuição da terra e da renda em nosso país.
• 13:30h Chegada no Assentamento Milton Santos Celebração de encerramento.