PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 67 visitantes e Nenhum membro online

Semana Nacional de Mobilização Indígena

Desde novembro do ano passado temos nos encontrado nas manhãs de sexta-feira aqui na Rádio 9 de Julho. Teremos a partir da próxima semana uma mudança na participação da Pastoral Fé e Política aqui na Rádio. Nossos horários permanecem os mesmos, modificarão os colaboradores.

Nos encontraremos às segundas-feiras, às 18:50h, no Programa Ciranda da Comunidade tratando das ações sociais da Igreja e dos espaços de participação na cidade. Às terças-feiras às 18:50h, no mesmo programa, o Ciranda da Comunidade teremos a colaboração do Rene Roldan que é membro da Pastoral Fé e Política. Ele estará tratando do acompanhamento do Poder Legislativo na cidade, ou seja, o que tem ocorrido e como está organizada a Câmara Municipal de São Paulo.

Às quartas-feiras, às 7:50h, no Programa Igreja em Notícias temos os professores da Escola de Governo. Em uma semana o Pedro Aguerre e na outra o Maurício Piragino. Eles tratam da agenda da cidade, nos informam sobre o que está ocorrendo oferecendo elementos para nossa análise crítica da situação.

Às sextas-feiras, às 7:50h, contaremos com a colaboração do Raul Amorim aqui no Programa Igreja em Notícias. Ele é membro do CEBI, o Centro de Estudos Bíblicos e vai nos ajudar a refletir sobre a liturgia da sexta-feira na perspectiva da Leitura Popular da Bíblia que contempla a fé e a vida nas dimensões social, econômica e política.

Agradecemos de forma especial à Marilia Amaral que é membro da Pastoral Fé e Política e que conduziu as intervenções sobre a Igreja e o Legislativo com muita dedicação. Atualmente, ela está com novos horários de trabalho e ficará temporariamente sem participar das atividades da Rádio. Você pode consultar os textos no site da Pastoral Fé e Política.

Tendo informado estes aspectos da comunicação quero lembrar que estamos na Semana nacional de mobilização indígena (30/9 a 5/10) e que a  Constituição Federal completa 25 anos amanhã (dia 05 de outubro). Os direitos constitucionais dos povos indígenas assim como os seus territórios, encontram-se sob forte ataque por parte de interesses econômicos poderosos, que defendem o seu direito à propriedade mas não respeitam o direito coletivo à terra sagrada, e ainda querem tomar para si as terras públicas e os seus recursos naturais;

Isso se dá por meio de uma ofensiva de leis sendo promovida pela bancada ruralista contra os direitos originários dos nossos povos, os direitos de outras populações tradicionais e os direitos de todos os brasileiros ao meio ambiente saudável, por meio de dezenas de projetos de lei e emendas à Constituição em especial a PEC 215/00, PEC 237/13, PEC 038/99, PL 1610/96 e PLP 227/12 que afrontam, inclusive, acordos internacionais assinados pelo Brasil, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e a Declaração da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas;

A bancada ruralista no ano passado aprovou o Código Florestal adequado aos próprios interesses não em respeito aos povos e ao meio ambiente e este ano pretende aniquilar direitos indígenas ao território ao transferir do Poder Executivo para o Legislativo as demarcações de terras indígenas (PEC 215).

Peçamos a intervenção de São Francisco de Assis, o Santo do dia hoje tão sensível ao meio ambiente, para que a luta dos povos indígenas seja a luta de todos nós em favor da vida em plenitude.

As manifestações de adesão e apoio devem ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Leia mais em 

http://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/

 

Fonte: Programa exibido na Rádio 9 de Julho - Programa Igreja em Notícia em 04/10/2013. Reproduzido aqui com autorização da autora.

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).