PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 92 visitantes e Nenhum membro online

Relação Fé e Política e Doutrina Social da Igreja

No dia 10/04/2014 a Escola de Fé e Política Waldemar Rossi teve como tema da aula para o 1o ano a Relação Fé e Política que foi ministrada pelo próprio Waldemar. O 2o ano refletiu sobre a Doutrina Social da Igreja sob assessoria do Pe. Miguel Pipolo que é da Pastoral Operária. Fez uma retrospectiva histórica da DSI e abordou a Laborem Exercens de 1981 Papa João Paulo II.

Waldemar Rossi salientou a importância de que o texto bíblico seja adaptado ao contexto histórico. Recuperou a Libertação do Egito como fruto da experiência coletiva. 

Relacionou com o processo de organização dos trabalhadores, a imprortância da ação católica e de movimentos com a JOC (Juventude Operária Católica). 

Discutiu a questão do sindicalismo que foi se distanciando das necessidades dos trabalhadores e cedendo aos interesses do poder/capital. Explicou que o termo "pelego" deve-se ao fato de que a palavra originalmente significa a pele de carneiro que é colocada sobre a cela do cavalo para amortecer o impacto entre o cavaleiro e o cavalo. 

O Cristão inserido na realidade envolve:

  • Ideológico
  • Social
  • Político e
  • Econômico 

O engajamento em um partido política é uma das formas de organização, mas não é a única.

No enfrentamento de uma situação de injustiça devemos saber:

  • Que instrumentos temos?
  • Qual a qualidade destes?
  • Para onde vamos?
  • Para onde o movimento aponta?

A transformação/ruptura é valor central do Evangelho e é o que deve mover a ação política cristã. Neste contexto as Escolas de Fé e Política e Cidadania exercem papel fundamental.

A aula foi encerrada com debate sobre o tema, com rica participação dos presentes. 

 

Fonte: Escola de Fé e Política Waldemar Rossi

 

Márcia M. de Castro

Márcia M. de Castro
Márcia Mathias de Castro é fonoaudióloga, membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e Coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (RE Belém). Também é colaboradora da Rádio 9 de Julho (AM 1.600 KHz - SP), participou da Escola de Governo e do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC).