Acontece nos dias 29 e 30 de outubro de 2011 a 8° edição do Encontro Nacional de Fé e Política organizado bianualmente pelo MNFP (Movimento Nacional de Fé e Política) em Embú das Artes (São Paulo/SP). A proposta do encontro é reunir todos os cristãos para uma discussão sobre sua participação na política, promovendo a troca de experiências e idéias. Diversas associações civis e religiosas também estarão presentes.
Este ano o encontro terá como tema geral "Em Busca da Sociedade do Bem-Viver: Sabedoria, Protagonismo e Política", que será debatido em plenária e em 17 oficinas temáticas específicas. Estima-se a participação de mais de 5.000 pessoas, destacando-se a presença de várias lideranças intelectuais cristãs como Leonardo Boff, Frei Beto, Paulo Vanucchi, Pedro Ribeiro, Nancy Cardoso, Ivone Gebara, José Fillipi, Marcelo Cardoso e vários outros.
O 8° Encontro Nacional de Fé e Política estará acontecendo no Centro de Eventos "Caipirão", na Avenida Elias Yazbek 2812/2828 (Embú das Artes/SP). As inscrições poderão ser feitas pelo site do MNFP ou diretamente no local a partir de R$ 20,00. Apoiam o encontro as Secretarias Municipais de Governo, da Educação, Cultura e Turismo de Embú das Artes, a Diocese de Campo Limpo, a Pastoral Operária, Cáritas, Adital, a Revista do Instituto Humanitas Unisinos, Missões, CIMI, Servas Espírito Santo, a Escola Dominicana de Teologia e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (CUT).
Paralelamente ao encontro estarão também acontecendo os shows de Zé Vicente, Eliane Brasileiro, Raquel Passos, Banda Municipal de Embú das Artes e de diversos artistas locais, além da Feira Solidária e da Caminhada dos Mártires.
A Caminhada dos Mártires fará 3 paradas rituais: a primeira para lembrar o assassinato de Santo Dias e todas as pessoas assassinadas na luta por direitos humanos; a segunda para lembrar o genocídio indígena e de todos os povos expulsos ou que lutam pela demarcação de suas terras e a terceira para lembrar o extermínio de jovens nas grandes cidades, protestar contra isso e defender políticas públicas por segurança para a juventude.
A Feira de Economia Solidária será organizada pelo Empório Maria Mariá em conjunto com a organização da Marcha Mundial das Mulheres e também por artesãos de Embu das Artes que seguem os princípios da Economia Solidária. Serão 10 barracas de grupos de mulheres organizadas que fizeram cursos de requalificação profissional e que lutam contra a violência doméstica.
Fonte: Movimento Nacional de Fé e Política, Pastoral Fé e Política ASP