PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 272 visitantes e Nenhum membro online

8° Encontro Nacional de Fé e Política

Acontece nos dias 29 e 30 de outubro de 2011 a 8° edição do Encontro Nacional de Fé e Política organizado bianualmente pelo MNFP (Movimento Nacional de Fé e Política) em Embú das Artes (São Paulo/SP). A proposta do encontro é reunir todos os cristãos para uma discussão sobre sua participação na política, promovendo a troca de experiências e idéias. Diversas associações civis e religiosas também estarão presentes.

mnfp-8e-01Este ano o encontro terá como tema geral "Em Busca da Sociedade do Bem-Viver: Sabedoria, Protagonismo e Política", que será debatido em plenária e em 17 oficinas temáticas específicas. Estima-se a participação de mais de 5.000 pessoas, destacando-se a presença de várias lideranças intelectuais cristãs como Leonardo Boff, Frei Beto, Paulo Vanucchi, Pedro Ribeiro, Nancy Cardoso, Ivone Gebara, José Fillipi, Marcelo Cardoso e vários outros.

O 8° Encontro Nacional de Fé e Política estará acontecendo no Centro de Eventos "Caipirão", na Avenida Elias Yazbek 2812/2828 (Embú das Artes/SP). As inscrições poderão ser feitas pelo site do MNFP ou diretamente no local a partir de R$ 20,00. Apoiam o encontro as Secretarias Municipais de Governo, da Educação, Cultura e Turismo de Embú das Artes, a Diocese de Campo Limpo, a Pastoral Operária, Cáritas, Adital, a Revista do Instituto Humanitas Unisinos, Missões, CIMI, Servas Espírito Santo, a Escola Dominicana de Teologia e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (CUT).

Paralelamente ao encontro estarão também acontecendo os shows de Zé Vicente, Eliane Brasileiro, Raquel Passos, Banda Municipal de Embú das Artes e de diversos artistas locais, além da Feira Solidária e da Caminhada dos Mártires.

A Caminhada dos Mártires fará 3 paradas rituais: a primeira para lembrar o assassinato de Santo Dias e todas as pessoas assassinadas na luta por direitos humanos; a segunda para lembrar o genocídio indígena e de todos os povos expulsos ou que lutam pela demarcação de suas terras e a terceira para lembrar o extermínio de jovens nas grandes cidades, protestar contra isso e defender políticas públicas por segurança para a juventude.

A Feira de Economia Solidária será organizada pelo Empório Maria Mariá em conjunto com a organização da Marcha Mundial das Mulheres e também por artesãos de Embu das Artes que seguem os princípios da Economia Solidária. Serão 10 barracas de grupos de mulheres organizadas que fizeram cursos de requalificação profissional e que lutam contra a violência doméstica.

 

Fonte: Movimento Nacional de Fé e Política, Pastoral Fé e Política ASP

Paulo J. Lopes

Paulo J. Lopes
Paulo J. Lopes é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo. Para falar com Paulo J. Lopes, utilize nosso formulário de contato.