De volta de Roma, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, tomou conhecimento da onda de violência que tem assolado nossa capital e sua região metropolitana. Em mensagem intitulada “Que a paz reine em toda a cidade!”, o arcebispo se solidariza com o sofrimento de todos que perderam um ente querido, familiar ou amigo.
“As vidas ceifadas, a dor dos familiares, a insegurança e o medo que se abatem sobre muitos não nos podem deixar indiferentes”. Veja abaixo esta mensagem na íntegra. Lembramos que, conforme nota emitida pelo Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, Dom Odilo presidirá a uma missa no dia 2 de novembro (finados), às 15:00 horas, no Cemitério de Vila Formosa (Avenida Flor de Vila Formosa, s/n - São Paulo/SP) em intenção das vítimas da violência. Leia mais no site da Arquidiocese de São Paulo clicando aqui.
Que a Paz Reine em Toda a Cidade
Os fatos de violência e morte acontecidos em São Paulo nestes últimos dias nos enchem de apreensão e tristeza. As vidas ceifadas, a dor dos familiares, a insegurança e o medo que se abatem sobre muitos não nos podem deixar indiferentes.
A vida de cada pessoa é preciosa e deve ser respeitada; a justiça com as próprias mãos, não importando os motivos, é uma escolha errada e a violência não é capaz de produzir a paz; ela só gera ódio e mais violência.
Por isso, ao mesmo tempo que me solidarizo com as pessoas que são vítimas dessa onda de violência e faço minha a dor de cada uma, não posso deixar de desaprovar o recurso à violência para a solução de conflitos ou para a afirmação de interesses. Faço um apelo veemente à calma e à reflexão, para que se desarmem os espíritos e se deixem de lado as armas de morte!
Que o caminho para a paz em nossa Cidade seja o respeito profundo por todo ser humano, o diálogo e a promoção da verdadeira justiça social. Que a cidade de São Paulo seja casa acolhedora para todos. Que o Deus do amor e da paz habite nossa cidade e nos proteja!
São Paulo, 29.10.2012
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo