No dia 30/05/2016 a Escola de Fé e Política Waldemar Rossi continuou a ter a Lei do Programa de Metas como pauta, desta vez a partir da ótica do Controle Social e discutindo seus indicadores e referências. O assessor foi Américo Sampaio Sociólogo da Escola de Governo e da Rede Nossa São Paulo.
A mística inicial partiu do texto a seguir:
E o mundo real dos pobres nos ensina do que se trata na esperança cristã. A Igreja prega o novo céu e a nova terra; sabe de mais a mais que nenhuma configuração sociopolítica se pode intercambiar com a plenitude final que Deus concede. Mas aprendeu também que a esperança transcendente deve se manter com os sinais de esperança histórica, ainda que sejam sinais aparentemente tão singelos como o que proclama o terceiro Isaías quando diz que "construirão casas e habitarão, plantarão vinhas e comerão os seus frutos" (Is 65,21)...
É a fé que urge num primeiro momento a encarnar-se no mundo sociopolítico dos pobres e a animar os processos libertadores, que são também sociopolíticos. E essa encarnação e essa práxis por sua vez concretizam os elementos fundamentais de fé...
Em vez de pormenorizar todos os vaivéns da política no meu país, preferi explicar-vos as raízes profundas da atuação da igreja neste mundo explosivo com campo sócio-político. Pretendi esclarecer-vos o último critério, que é teológico e histórico, para a atuação da Igreja neste campo: O MUNDO DOS POBRES. Conforme se vai a eles, ao povo pobre, a Igreja irá apoiando a partir de sua especificidade um ou outro projeto político.
Cremos que essa é a forma de manter a identidade e a própria transcendência da Igreja. Inserir-nos no processo sociopolítico real de nosso povo, julgar dele a partir do povo pobre e estimular todos os movimentos de libertação que conduzam realmente à justiça das maiorias e à paz para as maiorias. E cremos que essa é a forma de manter a transcendência e identidade da Igreja porque dessa forma mantemos a fé em Deus.
(Dom Oscar A. Romero - Livro: Vigários de Cristo. Os pobres na teologiae espiritualidade cristãs)
A reflexão foi feita por Natália Castro a partir do livro de D. Oscar Romero.
Uma fonte importante para embasar a relação fé e política que como Igreja se insere na vida do povo e busca junto com eles os caminhos da justiça e da paz.
Em seguida o assessor detalhou o que é e Controle Social e como utilizar os indicadores no exercício deste.
Controle social é uma forma de dividir o poder de decisão entre Estado e sociedade sobre as políticas, um instrumento e uma expressão da democracia e da cidadania. É a capacidade que a sociedade tem de intervir nas políticas públicas. Esta intervenção ocorre quando a sociedade interage com o Estado na definição de prioridades e na elaboração dos planos de ação do município.
Como o Controle Social é exercido no Município?
Sugestões de Sites para o Controle Social no Município
Monitoramento do Orçamento
transparencia.prefeitura.sp.gov.br/Paginas/home.aspx
Monitoramento do Programa de Metas
planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/metas/
Monitoramento da Gestão
saopauloaberta.prefeitura.sp.gov.br/
Monitoramento dos Indicadores Sociais
www.nossasaopaulo.org.br/observatorio/
www.ibge.gov.br/munic2013/index.php
indicadores.cidadessustentaveis.org.br/
Monitoramento do Planejamento Urbano
http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/
Monitoramento da Transparência
Monitoramento da Gestão Financeira
www.cnm.org.br/institucional/irfs
www.meumunicipio.org.br/meumunicipio/home
Monitoramento da Educação
www.observatoriodaeducacao.org.br/
Monitoramento da Saúde
observasaude.fundap.sp.gov.br/Paginas/Default.aspx
Monitoramento do Legislativo
http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14451&Itemid=249
Informações gerais
*Sites Oficiais
(Ex. Prefeitura, TCM, CGM, etc.)
Acesse o material complementar clicando:
Aula Controle Social e Indicadores
{play}radio/MARCIA-ProgramadeMetas.mp3{/play}