PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 28 visitantes e Nenhum membro online

Escola de Fé e Política Waldemar Rossi

Aula 01/04 EFPWR - Democracia Representativa

Legislativo na cidade

Lei de quem e para quem?

(Mt 12, 33-34) (Jesus falando aos fariseus) “Se vocês plantarem uma árvore boa, o fruto dela será bom, mas se vocês plantarem uma árvore má, também seus frutos serão maus, porque é pelo fruto que se conhece a árvore. Raça de cobras venenosas! Se vocês são maus, como podem fazer coisas boas? Pois a boca fala daquilo que o coração está cheio.”

 

(Mt. 23, 1-5) Jesus falou às multidões e aos discípulos: “Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, vocês devem fazer e observar o que eles dizem. Mas não imitem suas ações, pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as coisas para serem vistos pelos outros.” Palavra da Salvação!

(Ex. 24, 12) ‘Javé disse a Moisés: “suba até junto de mim, na montanha, pois eu estarei aí para lhes dar as tábuas de pedra com a Lei e os mandamentos que escrevi, para você os instruir”.

(Dt. 4,8) Que grande nação tem estatutos e normas tão justas, como toda lei que eu lhes proponho hoje?

(Cr. 12, 1) Quando Roboão consolidou seu reinado e se tornou forte, abandonou a Lei de Javé. E todo o Israel seguiu o exemplo dele.

(Ne. 9, 13 e 16) Desceste ao Monte Sinai e do Céu falaste com eles. Tu lhes deste normas justas e leis verdadeiras, estatutos e normas excelentes... Nossos antepassados, porém, se encheram de orgulho, se tornaram altivos e desobedeceram seus mandamentos.

(Sl. 1, 1-2) Feliz o homem que não vai ao conselho dos injustos, não para no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário, seu prazer está na lei de Javé, e medita sua lei dia e noite.

(Mt. 22, 35-40) “... um deles perguntou a Jesus para tentá-lo: ‘Mestre, qual o maior mandamento da Lei?’ Jesus respondeu: ‘Ame ao Senhor seu Deus de todo o coração, com toda a sua lama, e com todo o seu entendimento. Esse é o maior dos mandamentos. O segundo é semelhante a esse: Ame aos seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.’”

(Rm. 6, 12-14) Que o pecado não reine mais no corpo mortal de vocês, submetendo-os às suas paixões. Não ofereçam os membros como instrumento de injustiça para o pecado. Pelo contrário, ofereçam-se a Deus como pessoas vivas, que voltaram dos mortos, e ofereçam seus membros como instrumento da justiça de Deus. Pois o pecado não os dominará nunca mais, porque vocês já não estão debaixo da Lei, mas sob a graça.

Sobre a legislativo na cidade, fui buscar os princípios da Lei como centro da prática da justiça e do amor verdadeiro.

Em várias partes do texto bíblico vemos a relação da caminhada do povo de Deus e sua relação com o Legislativo.