PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 529 visitantes e Nenhum membro online

Mônica V. Lopes

Grito dos Excluídos - Radio 9 de Julho

2019 pequeno

Olá ouvintes da Rádio Nove de Julho, hoje, vamos falar um pouquinho sobre o Grito dos Excluídos que está na sua 25ª. Edição, com diversas atividades culminando no ato de 7 de setembro.

O Grito dos Excluídos acontece em várias cidades do País e é marcado como uma manifestação popular, construída com a contribuição das pastorais sociais, movimentos populares, entidades sindicais comprometidas com causas dos menos favorecidos e onde a vida está ameaçada.

A primeira atividade do Grito dos Excluídos ocorreu em 1995, resultado da Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1994.

“Este sistema não Vale!” é o lema do Grito dos Excluídos deste ano.

Leia mais...

Encontro Estadual das Escolas de Fé, Política e Cidadania de SP

Conforme anunciado, aconteceu neste último sábado, 06/07, em Guarulhos, das 8:30 às 13:00, o Encontro Estadual das Escolas de Cidadania e Fé e Política de São Paulo. Promovido pela REC/SP - Rede de Escolas de Cidadania de São Paulo, o evento tem como objetivos a troca de experiências e o planejamento das escolas para o segundo semestre, a partir da análise da atual conjuntura. Contou com a presença de diversas lideranças representantes das Escolas de Cidadania espalhadas pelo estado de São Paulo. Assim como, do Padre Paulo Adolfo representante do CEFEP - Centro de Fé e Política Dom Helder Camara, de Brasilia e representantes que vieram da Diocese de Ribeirão Preto, interessados em conhecer melhor o projeto de Escolas de Cidadania, porque planejam a possibilidade de formação de uma na Diocese.

Leia mais...

Seminário: Despoluição do Tietê e Pinheiros

Em conformidade com a Campanha da Fraternidade 2017, acontece no dia 25 de março de 2017, em Guarulhos (SP), o seminário "A Despoluição dos Rios Tietê e Pinheiros e das Represas Billings e Guarapiranga", com a participação de Dom Eduardo Vieira dos Santos, Nátália Baron e Elio Lopes dos Santos. Veja aqui como participar dessa importante iniciativa:

Leia mais...

Escola de Cidadania de Mogi das Cruzes - “Sociedade do Bem Viver”

Ecologia e o cuidado com a Casa Comum foram os temas de abertura das atividades da Escola de Cidadania de Mogi das Cruzes “Sociedade do Bem Viver”, no último sábado, 20/02/2016. Convidados para mediar a discussão, o Prof. Janes Jorge da UNIFESP e a agente da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, Mônica Lopes, pautaram o tema com o “Seminário sobre os municípios do Alto Tietê/Cabeceiras e Região Leste/SP - CONHECER – AGIR – TRANSFORMAR”, e a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, respectivamente.
 

Leia mais...

Materiais da CFE-2016

A Campanha da Fraternidade de 2016 está chegando! Neste ano ela será ecumênica (CFE) e contará com a participação de todas as Igrejas formadoras do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) e com a parceria da Misereor (entidade episcopal da Igreja Católica Alemã que trabalha para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina).

Leia mais...

Escolas de Cidadania e a Sociedade

As Escolas de Cidadania e de Fé e Política são coletivos pensados por lideranças sociais incomodadas com o atual contexto social, político, cultural e econômico. As mesmas têm apresentado eficiência na formação e desenvolvimento do senso crítico e na educação para o exercício pleno da Cidadania, procurando levar para as comunidades onde estão inseridas além da formação, a informação de forma mais isenta e livre dos interesses dos grupos de poder.

Leia mais...

6º Encontro da REC

Acontece no dia 22 de fevereiro de 2014 (sábado) o 6º Encontro das Escolas de Fé, Política, Cidadania e Justiça de São Paulo, objetivando promover a partilha de experiências entre as escolas do Estado de São Paulo e apresentar o tema "Reforma Política" para discussão geral.

Leia mais...

Dom Milton Kenan Convoca Leigos e Leigas

Em carta enviada às Paróquias, Dom Milton Kenan Junior, bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, responsável pela Pastoral Fé e Política e pelo Serviço para a Caridade, Justiça e Paz convoca a presença dos fiéis, leigos e leigas nos Conselhos Participativos a serem instalados nas subprefeituras. “A presença dos fiéis, leigos e leigas, nos Conselhos Participativos representará o exercício do serviço solidário para a construção de uma cidade justa e digna, capaz de gerar bem estar e felicidade para todos e todas que nela habitam (Anexo).” 

Leia mais...

Abertura da Escola de Fé e Política "Waldemar Rossi"

Com alegria, a Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo comunica a formação da ESCOLA DE FÉ E POLÍTICA “WALDEMAR ROSSI”, na Região Episcopal Belém, com o objetivo de refletir e aprofundar questões sócio-política-econômicas a partir da Fé Cristã para sermos “Sal e Luz no mundo” por meio de ações cidadãs.

Leia mais...

Mônica V. Lopes

Mônica V. Lopes
Mônica V. Lopes é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, participando também da Rede Nossa São Paulo (GT da Mobilidade), da Rede de Escolas de Cidadania (REC) e do Grupo IPDM (Igreja, Povo de Deus em Movimento). Para falar com Mônica V. Lopes utilize nosso formulário de contato.