Escola de Fé e Política Waldemar Rossi

Aula 08/04/19 EFPWR – Direitos Humanos (Dignidade da Pessoa Humana) Campanha da Fraternidade 2019 - Políticas Públicas

Mística

33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33

E cumprir toda a justiça é, em primeiro lugar, colocar em prática os seis direitos humanos fundamentais, na compreensão de Jesus de Nazaré.
São eles: o direito ao pão (me destes de comer),& nbsp;o direito à água (me destes de beber), o direito a um lar (me recebestes em casa), o direito à roupa (me vestistes), o direito à saúde (cuidastes de mim) e o direito à liberdade (fostes visitar-me).

 

Direitos Humanos
Por isso, ser discípulo e discípula de Jesus não somente é atender aos direitos fundamentais das pessoas, mas é, em primeiro lugar, engajar-se na construção de uma sociedade justa que garanta esses direitos humanos fundamentais a todas as pessoas.
No Pai-Nosso, Jesus manifestou o desejo do Pai de que já na terra vivamos como será no céu (Mateus 6,10). Por isso, é tão importante para Deus ver um mundo em que a justiça do seu Reino não permita que haja uma única pessoa que passe fome, que tenha sede, seja moradora de rua, esteja nua, ou abandonada quando doente ou na prisão.
Por fim, convém lembrar algo incomum presente nestes critérios éticos que nos colocam ou excluem do caminho de Jesus. Excluir-se do projeto do Pai não é por questões moralistas, muitas vezes fruto de preconceitos discriminatórios. No entanto, a exclusão se dá por não partilhar.
Acomodar-se, não fazer nada, é tornar-se cúmplice, é contribuir com a situação de fome, de sede, de falta de vestimentas e de casas. É colaborar com a situação precária da saúde pública e da falta de liberdade plena para todas as pessoas. Portanto, negar-se a partilhar é ter parte de responsabilidade na situação atual dos pobres, que estão à margem dos direitos fundamentais à vida, à dignidade.

Fonte: A reflexão é de Ildo Bohn Gass.
https://cebi.org.br/noticias/para-jesus-quais-sao-os-seis-principais-direitos-humanos/

 

Clique aqui para acessar o material da aula.