Grito dos Excluídos - Radio 9 de Julho

2019 pequeno

Olá ouvintes da Rádio Nove de Julho, hoje, vamos falar um pouquinho sobre o Grito dos Excluídos que está na sua 25ª. Edição, com diversas atividades culminando no ato de 7 de setembro.

O Grito dos Excluídos acontece em várias cidades do País e é marcado como uma manifestação popular, construída com a contribuição das pastorais sociais, movimentos populares, entidades sindicais comprometidas com causas dos menos favorecidos e onde a vida está ameaçada.

A primeira atividade do Grito dos Excluídos ocorreu em 1995, resultado da Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1994.

“Este sistema não Vale!” é o lema do Grito dos Excluídos deste ano.

 

“Em meio à conjuntura política e econômica do governo e da sociedade, o crime da Vale em Brumadinho teve um peso considerável na escolha deste lema”, segundo nota divulgada pela Pastoral Operária, umas das diversas organizações que coordenam o movimento. “Frente a isso, as críticas do Papa Francisco ao Sistema econômico, que coloca o lucro acima de tudo que exclui, degrada e mata, também nos estimula a continuar apontando as mazelas do sistema”, afirmam as entidades.

Precisamos retomar neste Grito o tema da campanha da fraternidade 2019, Fraternidade e Políticas Públicas, ecoar o grito da Amazônia e do Sínodo para a Amazônia. Somos chamados a testemunhar nosso batismo e nos mobilizarmos em defesa da Criação: “vem que a Terra espera quem possa e queira realizar, com amor, a construção de um mundo novo muito melhor”. Diz nota emitida pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

Fica aqui o nosso convite para procurarmos em nossas dioceses e Paróquias quais as atividades relativas ao Grito dos Excluídos vão acontecer, e participar! É muito importante a nossa participação. Quem sabe vamos nos encontrar em um desses por ai.

Nosso abraço!
Mônica Lopes da Pastoral Fé e Política