PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 11 visitantes e Nenhum membro online

Cuidados com as Árvores

Ao podarmos uma árvore, é necessário que levemos em consideração que estamos agredindo um ser vivo, assim, escolher corretamente como fazer isso pode significar a diferença entre a morte ou o bom desenvolvimento da árvore. Por isso é que a poda de uma árvore em área pública somente pode ser realizada, aqui em São Paulo, por pessoal treinado da subprefeitura ou da Eletropaulo (em casos de emergência também pelos bombeiros ou Defesa Civil).

Em áreas particulares, é necessário que a pessoa tenha em mãos três documentos específicos:

1- Laudo técnico para poda ou remoção, emitido por um engenheiro agrônomo da subprefeitura

2- Autorização emitida pelo subprefeito

3- Porte de motosserra concedido pelo IBAMA

Sem estes documentos, a pessoa estará cometendo crime ambiental e poderá ser processado nos termos da lei pertinente.

Uma poda poderá ser realizada para auxiliar na formação da árvore, na sua limpeza, em carater de emergência (quando estiverem em risco a segurança das pessoas ou para adequação (quando a árore põe em risco equipamentos públicos urbanos.

 

Saiba mais: Manual de poda e outros guias no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, informações contate Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (11) 3396-3285

 

FONTE: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SP/SP). Divulgação

Michele A. Rodrigues

Michele A. Rodrigues
Michele A. Rodrigues é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e participa da equipe de coordenação da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi (ASP). Para falar com Michele A. Rodrigues, utilize nosso formulário de contato.