PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 48 visitantes e Nenhum membro online

Transparência nas Cidades da Copa de 2014

Infelizmente, no Brasil, não temos o hábito de acompanhar as decisões do governo. Essa negligência acaba favorecendo o uso do dinheiro público para atender a interesses particulares. Todos nós precisamos entender a importância de cobrarmos dos governantes atitudes voltadas para o bem comum. A Igreja tem o importante papel de mostrar à sociedade que juntos podemos construir um mundo mais justo.

Um dos principais trabalho com esse objetivo foi a Campanha da Fraternidade de 1996, que teve o tema  "Fraternidade e Política" e o lema "Justiça e Paz se abraçarão". Podemos ver, publicado  site www.nossasaopaulo.org.br , um exemplo muito claro de como a sociedade civil pode influenciar positivamente as atitudes do poder público.

logo-rede-nossa-sp-01Clique aqui e leia o artigo "Nível de transparência das informações públicas nas cidades da Copa 2014 é muito baixo, aponta indicador"

Como podemos ver, depois dessa pesquisa, algumas prefeituras, começaram a tomar providencias para facilitar o acesso das pessoas a informações públicas. Isso é mais uma prova de que todos nós podemos e precisamos contribuir para que o governo exerça sua atividade tendo em vista o bem comum. A Igreja precisa mostrar que, assim como Jesus sempre pregou que nós fizéssemos bem uns aos outros, hoje, como cristãos conscientes, precisamos ter atitudes em prol do bem comum. Para isso, é fundamental cobramos dos governantes que o bem comum seja realmente para todos.

 

Fonte: Rede Nossa São Paulo, CNBB

Filipe B. Thomaz

Filipe B. Thomaz é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo. Para falar com Filipe B. Thomaz, utilize nosso formulário de contatos.