PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 46 visitantes e Nenhum membro online

Educação e Fraternidade

A Igreja, para ser fiel ao o projeto de construir o reino de Deus, precisa estar sempre atenta às necessidades concretas do nosso mundo. A realidade exige que todos nós sejamos ativos no sentido de buscar estrategias para ajudar a promover o bem comum.

cf-1998-1Um importantíssimo trabalho com esse objetivo é a Campanha da Fraternidade, que em 1982 teve o tema "Educação e Fraternidade" e o lema "A verdade vos libertará", em 1998, o tema foi "Educação e Fraternidade" e o lema "A serviço da vida e da Esperança", em 2010 o tema foi "Economia e vida" e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro". Esta última  mostrou que de todo o dinheiro existente no país, uma, parcela muito pequena é aplicada a educação pública. Há pouco tempo atrás, vimos uma boa notícia sobre o assunto:

A Câmara concluiu nesta terça-feira a tramitação do projeto que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ensino do País e o Plano Nacional de Educação segue para o Senado (veja mais aqui).

Não há dúvida de que Isso não resolve os problemas, mas é um passo muito importante. Pode-se perceber que há uma cobrança para que a educação pública seja tratada com maior seriedade, pois esta é um dos serviços mais importantes para o país, e não pode ser negligenciada. Muitos afirmam que é difícil arcar com esse compromisso, mas vale lembrar que segundo a Constituição, a educação é direito de todos e um dever do governo.

 

Fonte: Câmara Federal, CNBB

Filipe B. Thomaz

Filipe B. Thomaz é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo. Para falar com Filipe B. Thomaz, utilize nosso formulário de contatos.