PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 19 visitantes e Nenhum membro online

Fraternidade, Terra e Trabalho

Todas as pessoas precisam ter seus dreitos concretamente garantidos, mas, infelizmente, diversos fatores tem deixado muitos de nossos irmãos que vivem no campo sem condições de trabalhar e se sustentar dignamente. Entre estes, merece destaque a ganancia do agronegócio, que além de agredir ao meio ambiente, coloca o lucro acima dos direitos humanos e direta ou indiretamente afeta todos nós.

O trabalho digno no meio rural é fundamental para toda a sociedade. É lá que a maior parte do nosso alimento é produzido. Há diversas Campanhas da Fraternidade com temas relacionadas com o assunto, por exemplo:

1978 tema "Fraternidade no mundo do trabalho" e lema "Trabalho e justiça para todos"

1986 tema "Fraternidade e Terra" e lema "Terra de Deus, Terra de irmãos"

1991 tema "A Fraternidade e o Mundo do Trabalho" e lema "Solidários na dignidade do Trabalho"

2011 tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e lema "A criação geme em dores de parto"

É fundamental que o povo esteja unido para que se possa enfrentar as injustiças. Podemos ver publicado no site do Adital (www.adital.com.br ) um ótimo exemplo dessa união no artigo "Um Encontro Histórico de Camponeses" (clique aqui para ler).

cf-1978-1 cf-1986-1 cf-1991-1 cf-2011-01

Para construirmos um mundo mais justo, não se pode aceitar que a ganância de alguns grupos tire de nossos irmãos o direito de cultivar a terra e sustentar sua família com os frutos do próprio trabalho. Todos aqueles que contribuem para produzir nosos alimentos precisam ter as necessidades básicas satisfeitas.

 

Fonte: CNBB, Adital

Filipe B. Thomaz

Filipe B. Thomaz é membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo. Para falar com Filipe B. Thomaz, utilize nosso formulário de contatos.