PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 16 visitantes e Nenhum membro online

Sonhar é Preciso

Sonhar é preciso e sonhar juntos pode mudar o presente e o futuro do nosso país. Foi isso o que aconteceu com o projeto Ficha limpa: sonhamos juntos e conseguimos transformar este projeto de iniciativa popular na lei de número 135 de 2010, que será vigorosamente aplicada nas próximas eleições municipais.

Há muitas pessoas sonhando: outro dia um dos sonhadores exclamava: Sonho com um prefeito assim.

Certamente não se referia ao prefeito da cidade de São Paulo, mais preocupado em organizar novo partido político do que em cumprir o Programa de Metas, da Agenda 2012.

eduardo-gaievskiO militante se referia a Eduardo Gaievski (foto ao lado), prefeito de Realeza, município de aproximadamente dezesseis mil habitantes, no sudoeste paranaense.

Em relatório a companheiros da Associação dos Amigos de Ribeirão Bonito, Amarribo, o prefeito destaca conquistas de sua atuação na profissionalização da administração, no combate à corrupção, no saneamento básico, na implantação de coleta seletiva em 100% do município, na organização de cooperativa de educadores ambientais, responsável pela separação e revenda dos produtos coletados, distribuindo o lucro obtido entre os cooperados.

A prefeitura investiu em vagas em creches, em Centros de Educação Infantil, em escola em tempo integral, na instalação da Universidade Federal da Fronteira Sul e a cidade se colocou entre os 40 melhores resultados no país do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, IDEB.

No combate a corrupção, vale destacar o sistema de controle de frota para gerenciamento dos gastos de combustível. A economia feita com este sistema de controle levou o TCE/PR, desde janeiro de 2011, a cobrar, de todas as Prefeituras, o envio dos gastos de combustível por veículo/máquinas, sempre com o respectivo odômetro.

A cidade, que nem ambulância tinha, hoje, dispõe de aparelhos de ultra som, laboratório e UTI móvel, do SAMU.

Eduardo Gaievski, prefeito de Realeza, foi militante da Amarribo, associação formada em 1999 por amigos da cidade de Ribeirão Bonito, no interior de São Paulo.

Espantados com a corrupção que grassava na Prefeitura, os amigos de Ribeirão Bonito passam a vigiar os atos do executivo municipal e conseguem documentação suficiente para que a justiça condene à prisão, o então prefeito da cidade.

Hoje, a Amarribo atua em muitos municípios do Brasil, provocando a cidadania para que se organize e realize o sonho de um Brasil digno, sem corrupção, ético, com governos que destinam o dinheiro público para o atendimento das necessidades da população, não permitindo desvios e mau gerenciamento das verbas.

O Brasil precisa de muitos sonhadores, dispostos a exigir vida digna para todos e a lutar para que a riqueza produzida no país seja distribuída com justiça e aplicada em benefício dos que mais necessitam.

Seja você também um sonhador e construtor da esperança.

FONTE: Artigo escrito por Carmen Cecília de Souza Amaral especialmente para o Programa Eleições em Notícias do dia 29/06/2011 (Rádio 9 de Julho AM 1.600 KHz - São Paulo/SP). O mesmo nos foi enviado diretamente pela autora e sua reprodução é autorizada pela Rádio 9 de Julho.

Caci Amaral

Caci Amaral
Carmem Cecília de Souza Amaral é coordenadora da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, sendo também integrante da Rede Nossa São Paulo e do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE/SP). Para falar com Caci Amaral, utilize nosso formulário de contato.