PASTORAL FÉ E POLÍTICA

Arquidiocese de São Paulo

ptarzh-CNenfrdehiitjarues

Temos 16 visitantes e Nenhum membro online

Partidos e Coligações: Como se Decidir?

As eleições vêm aí! As  campanhas estão nas ruas e na internet! Estará nas rádios e na TV a partir de 21 de agosto. Prepare seus ouvidos, mas também seu coração, vontade e inteligência: é preciso que o voto de  cada eleitor  seja o mais consciente possível, decidido a partir de critérios que digam respeito às necessidades do povo, à qualidade de vida na cidade e à moralidade pública.

São 1192 candidatos a vereador disputando a atenção dos eleitores.

Para o Poder Executivo, isto é, para chefiar a prefeitura do  município de São Paulo, os partidos ou conjunto de partidos em coligação, apresentaram 12 candidatos. Ao todo são 29 partidos que disputam os votos dos mais de 8.619.230 eleitores da cidade de São Paulo. Os partidos PSTU, PCO, PRTB, PSDC, PPL e PDT não se coligaram: cada um deles apresentou um candidato a prefeito e candidatos ou candidatas a vereador.

Os outros partidos formaram coligações, isto é, se agruparam para apresentar o candidato a prefeito e os candidatos (as) para a Câmara Municipal. Formar uma coligação significa ter  mais  tempo de TV para os candidatos e permite a indicação de um número maior de candidatos para a Câmara Municipal.

PSOL e o PCB  formaram  a coligação Frente de Esquerda; PRB, PTB, PTN, PHS, PRP e PT do B  formaram  a coligação Por uma Nova São Paulo; PT, PP, PSB e PC do B a coligação Para Mudar e Renovar São Paulo; PMDB, PSL, PSC e PTC a coligação São Paulo em Primeiro Lugar; PR, DEM, PV, PSDB e PSD a coligação Avança São Paulo; PPS e PMN a coligação Um Sinal Verde para São Paulo. Os nomes das coligações transmitem otimismo. Repare bem: Por uma nova São Paulo, Para mudar e renovar São Paulo, São Paulo em primeiro lugar, Avança São Paulo, Um sinal verde para São Paulo.

Entretanto, análises políticas e sucessivas denúncias de corrupção indicam que o sistema político brasileiro e a legislação eleitoral precisam de profunda reforma, de modo que o resultado da eleição corresponda à vontade do soberano: o povo brasileiro.

lei-9840Com a lei número 9840,  de 1999, que pune a compra de votos e o uso da máquina administrativa a favor de candidato, e a lei número 135, aprovada em 2010, a lei da Ficha Limpa, plenamente aplicada  nestas eleições,  o país deu um passo gigantesco para o aperfeiçoamento da democracia representativa. O cristão e a cristã são os portadores e testemunhas da esperança na vida em plenitude e não podem deixar–se iludir.

Colabore para que  sua comunidade vote bem. Convoque a pastoral da Juventude, a PASCOM, a pastoral Fé e Política, as demais pastorais e movimentos e peça ajuda na pesquisa sobre os partidos: Quando foi fundado? Quem são seus fundadores? Quais as motivações que levaram a fundação do partido? O partido tem representantes no Congresso Nacional? Como o partido tem votado no Congresso? O partido está presente na Câmara Municipal? Quais os projetos  mais significativos dos parlamentares deste partido na Câmara Municipal?

Com exceção de um único vereador, todos os demais vereadores da Câmara Municipal de São Paulo estão se recandidatando. Quem são e o que fizeram?
Estes vereadores, por serem mais conhecidos e já possuírem base eleitoral nos bairros,  provavelmente serão, junto com outros, os puxadores de votos: verifique, em cada partido ou coligação quem são esses nomes, pois ao dar seu voto para um candidato de um partido ou coligação você poderá estar ajudando a eleger outro candidato, no qual você nunca votaria.

eleicoes-urnaDecida com a comunidade sobre um conjunto de partidos que serão convidados a   expor suas propostas  para o município de São Paulo.

Compare as  propostas apresentadas com aquelas oferecidas pelas entidades da sociedade civil que se reúnem na Rede Nossa São Paulo, da qual pastorais e a arquidiocese também participam e com a Projeto Cidades Sustentáveis.

Lembre–se que na eleição para o Poder Legislativo, isto é, para a Câmara Municipal os eleitos  já estarão definidos na tarde do dia 07 de outubro, às 17 horas, quando se encerra o horário de votação.

O Poder Legislativo é formado pelos  vereadores e vereadoras, a quem pelo voto, os eleitores entregam o poder de governar em seu nome. Eles têm nas mãos o poder de decidir sobre o futuro da cidade de São Paulo. É a Câmara Municipal, formada pelo conjunto dos vereadores e vereadoras eleitos pelo povo, que faz as leis, fiscaliza as ações do prefeito e de seus secretários e vota a distribuição de verbas para todas as secretarias, subprefeituras e demais demandas dos munícipes.

Todas as  informações sobre partidos e candidatos devem ser repassadas para a comunidade: peça a colaboração da pastoral Fé e Política e da PASCOM; veja quais os melhores recursos de comunicação a serem utilizados para que, ao chegar o dia 07 de outubro, um número maior de pessoas se sinta seguro para  apertar o botão confirme, da urna eletrônica.

Atuando intensamente nestas eleições a favor do esclarecimento político da população a comunidade está pedagogicamente educando a todas e todos e formando uma cultura e uma rede a favor de uma atuação política permanente, como serviço à coletividade e expressão da caridade cristã.

Conforme diz a cartilha: Eleições Municipais 2012: Cidadania para a democracia, “é no município que a democracia participativa pode se tornar realidade, pois as necessidades concretas das pessoas são mais percebidas e o conhecimento e a proximidade com a classe política é maior. Isto proporciona maior possibilidade de controle das ações do poder público e influência nas suas decisões".

Voto não tem preço, tem consequências.

 

FONTE: Artigo enviado diretamente pela autora, tendo sido veiculado primeiramente na Rádio 9 de Julho no dia 27 de julho de 2012. Reprodução autorizada.

Caci Amaral

Caci Amaral
Carmem Cecília de Souza Amaral é coordenadora da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, sendo também integrante da Rede Nossa São Paulo e do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE/SP). Para falar com Caci Amaral, utilize nosso formulário de contato.